Santos Futebol Clube, uma paixão local |
Um trabalho de restauro sob coordenação de especialistas |
Sombra e elegância |
Balaustres e corrimão em estilo de época |
- Nossa Senhora?
- Nossa Senhora do Monte Serrat, padroeira do porto de Santos.
Minerva, a guardiã da Prefeitura de Santos |
- Os milagres atribuídos a Nossa Senhora do Monte Serrat data do século 17 e de meados do século 20. Na primeira ocasião, em 1618, os invasores holandeses foram obrigados a recapitular quando a população das vilas de São Vicente e de Santos solicitaram proteção à Virgem para que não fossem dizimados pelos piratas do Velho Continente. Do alto do morro escorregaram pedras e um grande volume de terra que soterraram os cruéis mercenários.
O ambiente tranquilo do alto do morro |
- Sei que em 1926 o navio a vapor Araguary escapou do terrível acidente – naufrágio – quando a força das orações dos tripulantes coincidiu com o fim da tempestade que os sacrificaria, naquele terrível momento de incertezas contra as forças da Natureza.
O jantar de gala de inauguração |
- Em 1954 – nessa época eu tinha apenas um ano de idade e vivia nos confins de Laranjeiras, uma pequena localidade a 50 quilômetros da ainda tropeira Barretos, às margens do Rio Grande que divide São Paulo e Minas Gerais – o Papa Pio XII decretou o Ano Santo Mariano. Santos, associada ao movimento, decretou como padroeira do maior porto brasileiro Nossa Senhora do Monte Serrat.
Do alto avista-se o Centro Histórico de Santos |
- Com o passar dos anos desenvolveu-se no local uma das mais belas – e impressionantes – festas populares religiosas do Brasil. Anualmente, no dia 5 de setembro, a imagem da Virgem segue em procissão para a Catedral. No dia 8, após o feriado de 7 de Setembro a imagem é novamente levada ao Monte Serrat e colocada no altar mor da antiga e adorável capela que domina a cidade de Santos com uma vista espetacular da aglomeração que se estende até a vizinha São Vicente.
- Eu fico fascinado com o nosso patrimônio cultural imaterial e ao mesmo tempo triste com o desconhecimento dos brasileiros sobre os nossos tesouros. Poucos santistas, paulistas ou brasileiros conhecem o Monte Serrat. Raros tiveram o interesse ou a curiosidade de tomar o bonde funicular para subir e conhecer o Santuário do Monte Serrat.
Detalhes de uma arquitetura de época |
|
- Eu estive lá três vezes. A pequena vila em torno da Igreja tem casinhas bem cuidadas, rodeadas de vegetação da Mata Atlântica que, do alto de 415 degraus, ainda mantém uma vida interiorana, que guarda histórias de um passado de glamour, onde existia um cassino, um restaurante elegante onde os santistas e visitantes se deleitavam com um bom vinho e um delicioso café.
- Mas hoje em dia, infelizmente, poucas pessoas sabem da existência do Santuário e de seu fascínio. Não há um esforço efetivo de divulgação e de difusão deste ponto turístico espetacular – e clássico – desta porção encantadora da cidade de Santos.
A belíssima fachada da centenária igreja |
|
- Mas como reverter esta situação? O que poderíamos fazer para que mais pessoas visitassem a Capela e tivessem contato com a história da Virgem, que segundo dizem, teria seguido de Jerusalém para a Espanha e encontrada na Catalunha, nos arredores de Barcelona?
- Vou ler para você um pouco do Hino de Nossa Senhora de Monte Serrat:
O bonde funicular e os turistas |
“ Nossa Senhora do Monte,
Que estais no Monte a rezar,
Pedi pelos vossos filhos,
Que não vos cessam de amar!
Aos vossos pés suplicando
Erguendo a humilde voz:
Nossa Senhora do Monte
Rogai a Jesus por nós!
A vossa ermida tão clara
Como uma hóstia de luz,
Fala de vossa presença,
Celeste Mãe de Jesus!
Nas horas mansas e boas,
Nas horas tristes e más
Dai-nos o vosso sorriso
E as vossas bênçãos de paz ”.
Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter
Varginha Online - © 2000-2024