PUBLICIDADE

Coluna | BRASILzão
Fábio Brito
fabiobritocritica@gmail.com
O editor e jornalista Fábio Brito é responsável pela edição e publicação de centenas de títulos voltados às realidades do Brasil. Durante anos esteve à frente de selos editoriais importantes e renomados e no presente momento impulsiona, através de consultorias específicas nas áreas editorial e cultural, os selos Bela Vista Cultural e FabioAvilaArtes. A coluna Brasilzão, inicialmente através do Jornal Correio do Sul, de Varginha, foi iniciada em 11 de julho de 2004 e tem contado com a importante parceria do Varginha Online na disponibilização de vivências de Fábio Brito por todo o Território Nacional e por países por onde perambula em suas andanças.
 
Palmas do Tocantins
19/05/2010
 
Design e bom gosto em edificações públicas

-... “Antigamente, aqui em Palmas, às 6 horas da manhã fazia frio. Por todo lado havia mato e a gente, caminhoneiros, passava por aqui sem imaginar que um dia existiria um lago e uma cidade que seria a capital de um novo estado. Agora está tudo mudado. Faz calor e todo mundo tá feliz de morar nessa cidade que é fruto da vontade e persistência do governador Siqueira Campos. Foi um grande homem. Foi sim”.

-... ”O senhor é do Tocantins?”

-... “Não, eu vim do Piauí. Mas já lá vão 40 anos que vivo por essas terras e agora já adotei a minha pátria-mãe que é Palmas."

-... “Fala-se muito no pôr-do-sol de Palmas. O senhor acha que é tão belo quanto dizem?”

-... “Olha seu forasteiro. Ontem eu fui à Prainha com a minha esposa e os meus filhos. Sou taxista e aos domingos eu não trabalho. No final do dia o céu ficou roxo, dourado, rosado, cor de morango e de abóbora, tudo ao mesmo tempo. Com certeza é obra do Criador. E de repente passou um grupo de araras pelo céu. E uns tucanos exibidos que voavam e lá de cima nem olhavam para baixo. A gente fica tão pequenininho... O senhor é de São Paulo?...”

Marcha para o Oeste/Norte Palácio do Governo

- Dessa forma iniciei o diálogo com o taxista na capital tocantinense o qual parecia feliz com sua vida nesse nosso Brasil Central. Deixou-me na Pousada das Artes onde tive o prazer de estar alojado em uma suíte cômoda, bem cuidada, em uma edificação onde o íntimo jardim tem ares exóticos e tropicais. É uma espécie de refúgio onde há uma piscina entre paredes cor de terra e passarelas de madeira que interligam os quartos e as trepadeiras que alegram o ambiente com sua exuberância. Os proprietários, Dagoberto Koelle e sua esposa, tratam com carinho as dependências da edificação que é certamente o local mais simpático para hospedar-se em Palmas. Trata-se de um pequeno e agradável oásis em meio a ruas largas e singelas de uma cidade projetada e construída há cerca de duas décadas apenas. Foi a continuidade da marcha para o Oeste no século 20.

Fashion Show em Palmas Arquitetura funcional em Palmas

- E os seus dias de trabalho?

- Conheci pessoas interessantes. No SEBRAE, Nemias Gomes que, apesar de gripado, ficou animado com a possibilidade de divulgarmos as atrações, belezas e culturas de sua terra. Foi uma conversa agradável. Depois passei pela empresa responsável pelo turismo, a ADTUR, onde a equipe e o Presidente se propuseram a auxiliar-nos na expedição que será realizada pelo fotógrafo e pesquisador que registrarão textual e visualmente as regiões dessa porção de Norte Brasileiro.

Convívio natureza-cidade

- Algo o surpreendeu? Dizem que Tocantins ainda não tem sua própria alma e que é uma simples extensão de Goiás, a unidade federativa vizinha...

- Engano seu. Vou contar-lhe um pouquinho da história tocantinense, posso?

- Pode. Mas seja breve, apresentando-me apenas aspectos essenciais. Vamos ver se você é capaz de contar-me o bastante para que eu me decida a tomar o avião e seguir pra lá.

- No Tocantins 47 municípios se preparam para recebê-lo. Para nós aqui do Sudeste os nomes dessas cidades soam como música aos ouvidos: Babaçulândia, Araguanã, Iguatins, Angico, Pium, Ipueiras... Outras surpreendem pela sua originalidade: Novo Acordo, Formoso do Araguaia, Lagoa da Confusão, Esperantina, Aguiarnópolis, Darcinópolis, Wanderlândia, Aurora do Tocantins, Paraíso do Tocantins, Encantos do Jalapão, Ilha do Bananal, Bico do Papagaio, Vale dos Grandes Rios, Serras e Lago de Palmas, Serras Gerais e Lago e Praias do Cantão constituem os destinos e roteiros turísticos interessantes a serem conhecidos, desbravados e descobertos nesse estado do norte Brasileiro.

Propaganda indevida nos muros Uma cidade arborizada

- Ué, e a história?

- Comecemos pela capital. A jovem Palmas, de apenas vinte anos de existência, está rodeada pela Serra do Carmo e do Lageado. A cidade foi concebida por urbanistas que viram o projeto realizado na inauguração que ocorreu em janeiro de 1990. O “bebê” Palmas foi concebido em 1989 - um ano após a criação pela Constituição, em 1988, do Estado do Tocantins. São cerca de 200 mil pessoas que vivem – e convivem – em uma urbe com avenidas largas, arborizadas, parques e espaços públicos com canteiros e jardins. Palmas está próxima a dezenas de cachoeiras e rios que tornam a região atraente para o turismo de natureza e de aventura.  Mas pensando na história do Estado não podemos esquecer da Coluna Prestes que é considerada a maior marcha revolucionária da humanidade com seus 25 mil quilômetros de extensão.

- Nossa!!!, mais do que o trajeto todo das Cruzadas que ia de cidades européias para Jerusalém, não é mesmo?

- Pchitt... Deixe-me continuar. Não me interrompa mais, por favor.

A poluição visual em Palmas >/ Manifestações culturais locais

- Em 1722, descobriu-se ouro em córregos límpidos quando surgiram então as Minas dos Goyazes. O arraial de Santa Anna, o primeiro de Goiás, foi instalado e iniciou-se então, através do grande movimento nas margens dos rios e córregos em busca do metal precioso, a ocupação do território até então virgem. Entre 1730 e 1740, no norte de Goiás, instalaram-se novos núcleos habitacionais na região hoje batizada de Tocantins: Natividade, Almas, Chapada, Pontal e Porto Real e alguns anos depois Conceição, Carmo e Taboca. Muitas lendas, histórias, estórias e causos surgiram ao acreditar-se em um “Novo Eldorado ”.

- Tocantins é o estado mais jovem do Brasil, não é mesmo? Foi fundado em 1988, mas leva em sua alma – e em suas terras – os ritmos, cânticos e festas populares herdados do longínquo continente africano que forneceu ao Brasil mão de obra barata durante o regime da escravidão.

Detalhes do Palácio do Governo O céu particular no norte do país

- As manifestações culturais em Tocantins são variadas e poucos brasileiros têm noção da beleza desses encantos. Em Natividade e Araguacema ocorrem as romarias de Nosso Senhor do Bonfim. Ambas as cidades têm as representações nos povoados de nome Bonfim, distantes a 22 e 40 km , respectivamente, dos centros urbanos. Em Natividade, durante a Páscoa, acontecem as Folias do Divino onde são lembradas as andanças de Jesus e de seus Apóstolos.

- Apenas para que tenhamos uma idéia das manifestações culturais de Tocantins, vou citá-las a você: Sússia e Jiquitaia, Romaria do Bonfim, Roda de São Gonçalo, Festejos de Nossa Senhora da Natividade, Congo ou Congadas, Cavalhadas, Catira, Caretas de Lizarda, Folia de Reis.

Surpresas visuais em função do ângulo de vista Fachada de estabelecimento público

- Muito interessante. Porém vou testá-lo com a seguinte pergunta: quando foi instalado o estado do Tocantins e qual é a data oficial da fundação de Palmas?

- Vou responder dando a você algumas informações adicionais à sua pergunta. Em 1809 a Capitania de Goiás foi dividida em duas regiões (comarcas). Segundo os historiadores esses foram os primeiros passos para a independência e emancipação do Tocantins de Goiás. Em 1989 foi instalado o Estado de Tocantins e em 1990 surgiu oficialmente Palmas. Entretanto o aniversário da capital é o dia 20 de maio, data de lançamento da pedra fundamental para a construção da cidade.

- Qual é a santa padroeira do Tocantins?

- 8 de setembro é o dia de comemoração da Padroeira do Estado: Nossa Senhora da Natividade. Agora basta senhor professor. Não diga mais nada. Vou-me embora para Palmas (rsrsrs).

 
 
Últimos artigos deste colunista
09/10/2020
30/09/2020
25/09/2020
28/08/2020
« ver todos
 
KTO

Varginha Online - © 2000-2024


Provedor e Parceiro Oficial
IPHosting