PUBLICIDADE

Coluna | BRASILzão
Fábio Brito
fabiobritocritica@gmail.com
O editor e jornalista Fábio Brito é responsável pela edição e publicação de centenas de títulos voltados às realidades do Brasil. Durante anos esteve à frente de selos editoriais importantes e renomados e no presente momento impulsiona, através de consultorias específicas nas áreas editorial e cultural, os selos Bela Vista Cultural e FabioAvilaArtes. A coluna Brasilzão, inicialmente através do Jornal Correio do Sul, de Varginha, foi iniciada em 11 de julho de 2004 e tem contado com a importante parceria do Varginha Online na disponibilização de vivências de Fábio Brito por todo o Território Nacional e por países por onde perambula em suas andanças.
 
Paranapiacaba: Neblina e Mistérios
16/11/2010
 


Aspectos singelos no dia a dia


Forma original de receber correspondências

- Onde se encontra Paranapiacaba ?

- A uma hora de São Paulo, há mais de um século, resiste bravamente às intempéries e ao crescimento desordenado da Grande São Paulo, a pacata e fascinante Vila de Paranapiacaba. A Companhia Inglesa de Trem, São Paulo Railway, criou a localidade que hoje é patrimônio histórico e encontra-se preservada graças ao esquecimento após a decadência e morte prematura da Rede Ferroviária em terras brasileiras. A antiga Estação do Alto da Serra, futura Paranapiacaba, surgiu em 1874 naqueles tempos em que tudo era longe e a natureza encontrava-se praticamente intacta. Porém, apesar dos desconfortos causados pelo progresso e o crescimento demográfico, a Vila continua cercada de florestas por todos os lados onde está presente a exuberante Mata Atlântica na Serra do Mar. Em 1945 passou a denominar-se estação de Paranapiacaba até então chamada Estação do Alto da Serra.


Mão de obra na ferrovia

- Conte-me sobre o seu passeio que neste domingo, relatou, iniciou em meio a cerração fechada que confere ares escoceses ao pequeno conglomerado com características britânicas. Em Paranapiacaba encontra-se um pequeno Big Ben, réplica do famoso relógio londrino, estou certo ?

- O relógio tem efetivamente suas características de arquitetura inglesa porém não é espelhado no Big Ben de Londres. Ele apresenta-se majestoso no pátio ferroviário onde jazem carros e vagões que estão apodrecendo ao relento. É triste, é nostálgico e comovente. Temos a impressão que o Poder Público não está sensível para salvaguardar as belezas de Paranapiacaba. Poderíamos ter tão próximo de São Paulo um local de excelência turística onde pulsa o passado recente que é um grande atrativo para os viajantes e visitantes da região Metropolitana da Capital Paulista.


A influência européia na arquitetura

Paisagem européia em país tropical

- Você conheceu oMuseu do Funicular?Nesse espaço cultural encontra-se uma exposição de objetos de uso ferroviário além de documentos que comprovam a existência e vida de trabalho de antigos funcionários da extinta Companhia Ferroviária. A Igreja Matriz, singela, domina a paisagem do alto de um morro e faz par com o Museu do Castelo, popularmente chamado de Castelinho, que era a residência do Engenheiro Chefe,responsável pelo "sobre e desce" do trem na Serra do Mar. Outra edificação que merece ser admirada é o Clube União Lira Serrano que surgiu na década de 30. Em seu interior encontra-se a sala de troféus para os vencedores das modalidades esportivas que ocorriam na época. Já o antigo mercado construído em 1899 é hoje um Centro Multicultural e abrigo onde as crianças se reúnem para brincar quando a chuva é hospedada em dias frios e nebulosos. Vale ressaltar a Casa dos Engenheiros, a Casa Fox e a Casa dos Solteiros com características próprias da arquitetura de Paranapiacaba. Resumindo: não deixe de visitar a Vila de Paranapiacaba, de participar de seu Festival de Inverno e, por que não, festejar o seu Natal por lá.


Estudantes desfrutam do final de semana

Lembranças de outrora
 
 
Últimos artigos deste colunista
09/10/2020
30/09/2020
25/09/2020
28/08/2020
« ver todos
 
KTO

Varginha Online - © 2000-2024


Provedor e Parceiro Oficial
IPHosting