Você já percebeu que, às vezes, sua vida é assim como a parábola, que vive reclamando o tempo todo e nada o satisfaz? Que culpa a tudo e a todos pela sua infelicidade, pelo seu insucesso e por tudo quanto vier a acontecer, como se você não tivesse que fazer nada para modificar-se? Pois é, não que isto sirva de consolo, mas, saiba que existem muitas pessoas viciadas em culpar os outros pelos seus problemas e fracassos, como se a solução de tudo estivesse sempre vinculada a ações alheias e externas; como se a responsabilidade pelas suas vidas fosse dos outros e não deles, como se os outros tivessem a obrigação de lhes agradar o tempo todo.
É claro que a vida não é assim. Cada um tem que ser responsável por suas próprias conquistas, pelo seu bem-estar. Somente pessoas sem auto-estima é que responsabilizam os outros pelo seu destino, aliás, para elas é mais fácil arranjar culpados pelos seus atos do que ter a humildade de aprender com eles. Por isso, é bom estar atento para valorizar o que é positivo e bom em sua existência, ser mais tolerante consigo mesmo e com os outros, para que não seja necessário amargar a dor para valorizar o prazer, ou cultivar derrotas para obter sucesso em sua jornada.
Portanto, é essencial a compreensão de que a vida é repleta de possibilidades e que você é o agente potencialmente capaz de realizá-las. Competência e perseverança são atributos que você pode desenvolver. De certo modo, é melhor isso, do que experimentar colocar um bode em sua vida, não é mesmo?
Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter
Varginha Online - © 2000-2024