Às vezes, pode parecer difícil e intransponível vencer o apego a valores mundanos e materiais, e a tudo o que eles representam, mas, é preciso estar convicto de que fora da espiritualidade não há como transcender os limites que o “mundo” nos impõe. Dentre os que sofrem de diferentes formas de mal estar, sejam eles físicos ou emocionais, muitos dizem sentir um imenso vazio existencial que é fruto, muitas vezes, da própria incompreensão que têm de deles próprios e do universo ao seu redor. Existem também aqueles que sofrem por não se sentirem aptos para a convivência ou por reprimirem sentimentos e emoções. De um modo geral, a maioria que assim procede sente-se incapaz de compreender e exteriorizar sentimentos como amor, benevolência, solidariedade e fraternidade, próprios de uma vida espiritualizada.
O caminho da evolução espiritual é, em verdade, o retorno à nossa essência, o volver ao que sempre fomos, o resgate da nossa identificação com a Divindade, com o sagrado latente em nós; o reconhecimento e a aceitação do princípio Divino como fonte inesgotável de vida, amor e benevolência. Porém, importa saber que esta aceitação não é meramente contemplativa, ela só se faz sentir quando vivemos de acordo com princípios morais e humanitários elevados, acima da contaminação da arrogância e do egoísmo. E ela se aprofunda quando compreendemos que o aprendizado espiritual é infinito e é realizado com humildade; quando confrontamos a realidade ao invés de fugir dela, quando nos desapegamos de poderes ou prazeres efêmeros, quando transformamos nossa vida num modo de ser construtivo e virtuoso, praticando sempre o bem. Um bem que, conectado à nossa consciência interior nos dá a compreensão do que somos e de que podemos ser ainda melhores, de que é necessário aprender amar a nós mesmos para podermos amar qualitativamente o próximo, nosso irmão.
Então, se você é um buscador que deseja aprimorar sua jornada espiritual, motive sua consciência ampliando ao máximo seu aprendizado e a busca pelo conhecimento. Assim, por certo, você obterá clareza suficiente para não se perder em labirintos de dor, sofrimento, insegurança ou medo, e, ao mesmo tempo, gozará de leveza e equilíbrio, elementos necessários para a conquista de um estado de paz espiritual pleno e duradouro.
Boa Reflexão e viva consciente.
Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter
Varginha Online - © 2000-2024