Recife. Terra de contrastes
- Após uma longa viagem de cerca de 16 horas , de Salvador para o Recife, cheguei exausto na Capital Pernambucana,Um acidente rodoviário fez com que tivéssemos um atraso de cerca de quatro horas nessa longa trajetória cansativa porém interessante.
- Interessante? O que há de interessante em passar uma noite em claro, tendo um motorista incauto no volante em uma estrada perigosa e sob chuvas intensas?
- Para nós, habituados ao consumismo exacerbado do Sudeste, onde encontramos todo tipo de produto inútil nas lojas dos postos de gasolina das rodovias privatizadas, a paragem nesses pontos de descanso sergipanos e alagoanos nos apresentam uma outra face de um Brasil distante da realidade das mimadas regiões mais abastadas do sul e sudeste do País.
- Na noite adentro, enquanto você tentava dormir, o ônibus percorria os estados de Sergipe e Alagoas para poder finalmente chegar no Recife onde , estou certo, você reencontraria uma de suas cidades preferidas do Brasil.
-Recife é sem dúvida uma das mais fascinantes cidades da Nação. Seu acervo arquitetônico secular impressiona, embora esteja mal cuidado e sintamos o fenômeno brasileiro de descaso da burguesia local e das autoridades para com os bairros antigos e históricos de sua cidade.
- Passear pelas ruas da capital pernambucana é um deslumbre, um mergulho no passado desde que estejamos longe dos novos bairros sem charme e sem personalidade como o da Praia da Boa Viagem. As calçadas são mal cuidadas, há baratas e ratos na orla junto às pedras que estão ao longo das praias e os edifícios demasiado altos , e de gosto duvidoso,sombreiam as areias fazendo com que o sol não esteja mais presente após as 14 horas e os banhista não possam usufruir de seus raios por pura incompetência dos gestores municipais que permitiram tal aberração urbana.
- Porém nas entranhas do Recife encontra-se um espetacular Mercado no qual há frutas oriundas de várias regiões do Estado e do País e onde se come por preços acessíveis em mini restaurantes em um ambiente agradável e genuinamente brasileiro.
- Mas a burguesia local despreza essa área da Cidade e vive confinada em restaurantes com ar condicionado ou nos shopping centers. Despreza a massa popular detentora da verdadeira cultura pernambucana e é omissa como os demais representantes desses estratos sociais que tornam o Brasil um exemplar país de apartheid social.
- Um dos bairros mais emblemáticos do Recife se chama Boa Vista. Nessa área nobre da antiga cidade, viveu a escritora Clarice Lispector que é homenageada com uma estátua e uma pequena praça rodeada de casarões centenários e de uma das mais belas Igrejas do Nordeste.Em suas ruas se encontram vendedores de frutas em carros ambulantes que se deslocam a noite para voltar no dia seguinte com o amanhecer do dia.
- Enquanto a Recife Autêntica pulsa , a Metrópole Omissa se mantém distante da realidade da maior parte da população que não tem acesso aos benesses disponibilizados a uma classe obtusa, egoista e autocentrada que aos poucos, pelo seu egoismo, racismo e preconceito ,está levando o país ao caos social.
- O viajante atento e sensível se apaixona pelo Recife Antigo e compreende de forma mais ampla as realidades brasileiras do verdadeiro representante do Brasil que é o seu Povo.