PUBLICIDADE

Coluna | BRASILzão
Fábio Brito
fabiobritocritica@gmail.com
O editor e jornalista Fábio Brito é responsável pela edição e publicação de centenas de títulos voltados às realidades do Brasil. Durante anos esteve à frente de selos editoriais importantes e renomados e no presente momento impulsiona, através de consultorias específicas nas áreas editorial e cultural, os selos Bela Vista Cultural e FabioAvilaArtes. A coluna Brasilzão, inicialmente através do Jornal Correio do Sul, de Varginha, foi iniciada em 11 de julho de 2004 e tem contado com a importante parceria do Varginha Online na disponibilização de vivências de Fábio Brito por todo o Território Nacional e por países por onde perambula em suas andanças.
 
Porto Alegre e o Patrimônio Público
01/06/2015
 
PUBLICIDADE

- O ex-governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, do PT, aprovou um projeto de revitalização do Porto Cais Mauá, região histórica da capital gaúcha. 

- Sei disso. Entretanto, os estudos e relatórios de impacto ambiental estão sob análise da Prefeitura e de entidades importantes como o IAB-RS (Instituto de Arquitetos do Brasil - Rio Grande do Sul). Questionam o projeto apresentado em uma Parceria Público-Privada o qual não atende ao interesse público pois privilegia as empresas exploradoras dos espaços concedidos, sem levar em consideração as reais necessidades da cidade e de suas comunidades.

- Questiona-se o envolvimento e conivência de vereadores e prefeitos que privilegiam os exploradores da iniciativa privada e que financiaram as suas campanhas políticas. Os impactos comercial com a "imposição" de um novo Shopping Center e o de mobilidade, com o aumento do fluxo de automóveis nos arredores, comprovam que o interesse público não é o foco das intervenções. 

- Vou ler para você: "O projeto manifesto Mauá - Uma Costura Urbana, no Centro de Porto Alegre, é um projeto desenvolvido por mim como trabalho final de graduação em 2008. Tem como objetivo expressar um ponto de vista sobre a questão da revitalização dos armazéns do Cais Mauá e seu entorno. Em 2015, através da mobilização proposta pelos grupos Cais Mauá de Todos e Ocupa Cais Mauá, o projeto vem cumprindo seu papel ao fomentar a discussão sobre a revitalização da área". "O Manifesto Mauá tem por premissa básica a ideia de que uma intervenção deve surgir de uma parceria equilibrada entre o Poder Público e Iniciativa Privada e que possibilite o financiamento e gestão da área" - relata Helena Cavalheiro, arquiteta responsável mentora do projeto.

- Há movimentos fortes como "Cais Mauá" e "Ocupa Cais Mauá" que convidam a população a envolver-se e participar de discussões que permitirão que os habitantes se manifestem sobre o futuro que desejam para a revitalização e ocupação da área. 

- Pois é meu amigo, se a vontade do manifesto popular for vitoriosa, Porto Alegre, uma das mais aprazíveis capitais brasileiras para se viver, ganhará um belo, dinâmico e autêntico polo cultural através do plano de requalificação do Cais.

- Como todas as capitais brasileiras, Porto Alegre descuidou-se do seu patrimônio histórico-arquitetônico e atualmente luta para revitalizar e tornar frequentável o Parque da Redenção, um dos mais belos espaços verdes das nossas metrópoles.

- Porto Alegre tem portanto dois desafios e dois projetos a serem entregues e realizados para que a população possa definitivamente usufruir da requalificação e recuperação dos seus espaços públicos urbanos os quais a tornarão bela como outrora.

 

  
PUBLICIDADE
 
 
Últimos artigos deste colunista
09/10/2020
30/09/2020
25/09/2020
28/08/2020
« ver todos
 
KTO

Varginha Online - © 2000-2024


Provedor e Parceiro Oficial
IPHosting