PUBLICIDADE

Coluna | BRASILzão
Fábio Brito
fabiobritocritica@gmail.com
O editor e jornalista Fábio Brito é responsável pela edição e publicação de centenas de títulos voltados às realidades do Brasil. Durante anos esteve à frente de selos editoriais importantes e renomados e no presente momento impulsiona, através de consultorias específicas nas áreas editorial e cultural, os selos Bela Vista Cultural e FabioAvilaArtes. A coluna Brasilzão, inicialmente através do Jornal Correio do Sul, de Varginha, foi iniciada em 11 de julho de 2004 e tem contado com a importante parceria do Varginha Online na disponibilização de vivências de Fábio Brito por todo o Território Nacional e por países por onde perambula em suas andanças.
 
Nepal, tão longe e tão próximo de nós.
02/07/2015
 
PUBLICIDADE

- Onde se encontra o Nepal?

- Na Ásia, na região dos Himalaias, vizinho à India, à China e ao Tibete. Sua capital, Catmandu, foi vítima de um terrível terremoto que deixou sequelas profundas nas famílias que perderam seus entes queridos, seus bens e pertences e agora encontram-se em situação de calamidade, com carência de  energia, de  água e de comida para abastecer-se e sobreviver de forma digna.

- No Nepal, a 8848 metros de altitude, encontra-se o Monte Everest  que "espia" o Mundo e seus absurdos e contradições muitas vezes provocados por incautos e maldosos terráqueos gananciosos,corruptos,ferozes, agressivos, arrogantes, políticos ....

- Nas cidade-lago nepalesa de Pokhara e em Lumbini ( cidade patrimônio histórico onde nasceu Sidarta Gantana, o Buda) encontram -se concentradas milhares de pessoas de um dos paises mais populosos da Terra.

- Com a ocorrência do seismo ,há poucos dias atrás,parte do fenomenal e espetacular patrimônio arquitetônico-cultural foi destruido e levou consigo séculos de histórias deste fabuloso país.

- No Nepal convivem de forma harmônica 12 etnias que residem também nos campos onde cultiva-se em larga escala o arroz que permite o fornecimento deste alimento para diversos países do Mundo.

- Desde 2018 o Nepal tornou-se uma república parlamentarista.

- "Lendas locais dizem que um sábio hindú chamado Né estabeleceu-se no Vale de Catmandu em tempos pré-históricos e que a palavra Nepal surgiu para designar que o local era protegido pelo sábio Ne". Foi o que li ao pesquisar sobre a origem do nome do Nepal.

- As primeiras eleições ocorreram em 1959.Em 1983, o rei do Nepal nomeou o País como um Estado de Paz, sendo que a Índia e a extinta União Soviética não reconheceram esta denominação digna de um país onde reina harmonia e convívio entre os povos de diferentes origens.

- Em 2008 o Nepal tornou-se uma república democrática e inclusiva.

- O primeiro ministro nepalês se chama Sushiel Koirala e encontra-se na difícil situação de recuperar um país sacudido pelo terremoto que abalou suas estruturas em 25 de abril de 2015.

- Ao todo são 23 milhões de pessoas que apreciam diariamente as belezas de oito montanhas que têm mais de 8000 metros de altitude e onde encontra-se o "topo do Mundo" (Monte Everest).

- A natureza  no Nepal é diversicada e existem mais de 7000 espécies de flores que embelezam este fantástico país.

- Estejamos próximos de nossos irmãos nepaleses que , apesar do sofrimento, continuarão dignos e habitantes de uma das mais belas regiões do Planeta! 

 

      
PUBLICIDADE
 
 
Últimos artigos deste colunista
09/10/2020
30/09/2020
25/09/2020
28/08/2020
« ver todos
 
KTO

Varginha Online - © 2000-2024


Provedor e Parceiro Oficial
IPHosting