- São Paulo está representada por mais de 37 etnias em seu território o qual agrega, em seu entorno, 33 municípios na rede expandida metropolitana.
- Imagine que enquanto cerca de 11 milhões de pessoas vivem em um estado grande como o Paraná, outras 4 milhões estão no território uruguaio, em um dos países mais agradáveis para se viver no universo sul-americano.
Entretanto, no solo paulistano, as comunidades se unem para suportar a selva de pedra e mantêm suas tradições através de eventos culturais como a festa de São Benedito, na paróquia de Nossa Senhora de Achiropita, no simpático bairro do Bexiga, Bela Vista.
- AfroAchiropita, Fé, Resistência e Identidade Negra, reúne vários eventos, mas um dois mais bonitos é a Festa de São Benedito, quando representantes de Congada e de outras manifestações folclóricas vêm à capital para nos deliciar com suas danças, seus cânticos e suas homenagens sejam elas pagãs ou religiosas.
- "Os símbolos do Batizado Afro têm o mesmo sentido no Casamento inculturado, com exceção da segunda roupa e o presente dos padrinhos. Quem se casa e quem apadrinha tem que estar consciente de que celebrar o afro Matrimônio é 'vestir a camisa'. O compromisso Comunitário - sustentar a tradição de luta, resistência, fé e valores étnico-culturais - de ter aitude de estar assumindo a identidade negra e firmando a identidade negra e firmando compromisso de luta pela sua dignidade. Os prinicipais momentos são: dança das guardiãs, dança dos amigos do noivo,dança do noivo com as mães, dança das amigas da noiva,entrada das daminhas,rito do matrimônio , coroação dos noivos com água de cheiro , cumprimentos dos noivos".
- Onde aprendeu tudo isso?
- Li na revista comemorativa dos 25 anos do projeto Fé e Festa AfroAchiropita. Além das belíssmas fotografias realizadas por Fábio Knoll no último mês de abril.