PUBLICIDADE

Coluna | BRASILzão
Fábio Brito
fabiobritocritica@gmail.com
O editor e jornalista Fábio Brito é responsável pela edição e publicação de centenas de títulos voltados às realidades do Brasil. Durante anos esteve à frente de selos editoriais importantes e renomados e no presente momento impulsiona, através de consultorias específicas nas áreas editorial e cultural, os selos Bela Vista Cultural e FabioAvilaArtes. A coluna Brasilzão, inicialmente através do Jornal Correio do Sul, de Varginha, foi iniciada em 11 de julho de 2004 e tem contado com a importante parceria do Varginha Online na disponibilização de vivências de Fábio Brito por todo o Território Nacional e por países por onde perambula em suas andanças.
 
Sidrolândia
13/09/2016
 

Anos atrás Vicente de Brito e José Pereira Martins chegaram na região do Brasil Central e iniciaram o povoamento da cidade que hoje se chama Sidrolândia.

Em 11 de dezembro de 1953 a localidade de emancipou e surgiu o município que hoje tem 63 anos e constitui uma das mais agradáveis cidades sul-mato-grossenses.

No último domingo cheguei às 12 horas em Sidrolandia e perguntei à recepcionista do hotel :"Onde fica o centro da cidade?". "Como assim? O senhor está na região central. À sua direita a praça, ao fundo a igreja".

O calor, tórrido, esvaziara a cidade e parecia um cenário de faroeste onde o vento quente convidava todos para a siesta em uma tarde dominical.

Busquei um bar onde refrescar-me com uma gélida cerveja mas todos os estabelecimentos estavam fechados.

Fui então caminhando, extasiado pela elegância das frondosas árvores alinhadas no canteiro central da via: palmeiras, mangueiras e elegantes paineiras barrigudinhas que me lembraram os poderosos baobás do país africano Senegal.

As calçadas, largas, estavam razoavelmente limpas e bem tratadas. As casas cercadas de varandas e com alpendres tinham alto padrão mas faltava algo...

- O que faltava? Carecia de charme, de plantas endêmicas, de cores e de alegria. Algo fácil de ser resolvido e incentivado se os gestores da cidade e seus habitantes estivessem incentivados a olhar com mais carinho visual para a sua cidade.

Não há um projeto de iluminação que enalteça a interessante arquitetura da igreja, que utilize as torres de transmissão como elementos de decoração da cidade, e tampouco têm charme os bares e restaurantes com suas cadeiras de plástico oferecidas por grandes marcas de cervejas nacionais.

Sidrolândia tem grande potencial para tornar-se uma bela cidade!

 

  

 

  

 
Comente o Artigo
 
Últimos artigos deste colunista
09/10/2020
30/09/2020
25/09/2020
28/08/2020
« ver todos
 

Varginha Online - © 2000-2022


Provedor e Parceiro Oficial
IPHosting