Existem momentos inesquecíveis em nossas vidas.
Com parcos recursos descobri a fórmula de viajar quase que gratuitamente por ter sobrevivido 60 anos no laboratório Brasil.
Como "idoso" tenho isenção de custos e desta forma deixei a rodoviária de São Paulo às 22 horas e após inúmeras paradas o ônibus despertou-me no destino paulista de Igarapava, quase na fronteira com Minas Gerais.
Às 5 horas da manhã o céu estava púrpuro-rosado com tons dourados pincelados na imensidão do firmamento que anunciava a chegada do Sol.
A edificação da Rodoviária de Igarapava com linhas arquitetônicas dos anos 50 do século 20 me deslumbrou ao deparar-me em uma paisagem insólita na fria manhã de fim de inverno.
As frondosas árvores do entorno abrigavam centenas de pássaros que produziam a belíssima arruaça matinal do despertar desses seres vivos.
As primeiras lanchonetes abriam as suas poetas na frágil e confusa decoração carregada de tons avermelhados e amarelo ocre, sem nenhuma preocupação estética que portanto derramava exuberância e sensibilidade no ambiente de um negócio pobre porém honesto.
- O ônibus para Uberaba? Chega em 15 minutos. - Afirmou o ancião sonolento e barrigudo vendedor de um singelo estabelecimento.
Com suas cortinas azuis e vermelhas, o transporte coletivo levava em seu ventre trabalhadores em silêncio, brasileiros sofridos adentrando a madrugada a findar no anúncio do dia.
São trabalhadores na busca árdua da sobrevivência e de uma vida digna no Cerrado mineiro.
Eita Brasilzão!!!
Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter
Varginha Online - © 2000-2024