PUBLICIDADE

Coluna | BRASILzão
Fábio Brito
fabiobritocritica@gmail.com
O editor e jornalista Fábio Brito é responsável pela edição e publicação de centenas de títulos voltados às realidades do Brasil. Durante anos esteve à frente de selos editoriais importantes e renomados e no presente momento impulsiona, através de consultorias específicas nas áreas editorial e cultural, os selos Bela Vista Cultural e FabioAvilaArtes. A coluna Brasilzão, inicialmente através do Jornal Correio do Sul, de Varginha, foi iniciada em 11 de julho de 2004 e tem contado com a importante parceria do Varginha Online na disponibilização de vivências de Fábio Brito por todo o Território Nacional e por países por onde perambula em suas andanças.
 
Tristezas da Terra da Garoa
19/12/2016
 
PUBLICIDADE

A iluminação tênue dos lampadários seculares - sinônimo da vida e da boemia paulistana de outrora - iluminam a área sombria do Centro Velho da Capital Sulamericana. Estamos no Terceiro Mundo, na antiga e esquecida região da outrora moribunda Terra da Garoa.

O dia está terminado, com temperatura amena, quando o céu acinzentado despeja a chuva que umedece e faz brilhar o solo coberto por pedras portuguesas dispostas ao longo do Viaduto do Chá – o coração da Metrópole.

O reflexo prateado das luzes no chão molhado atrai e envolve o olhar do transeunte, do passante solitário, da alma errante, do cérebro constantemente pensante e nostálgico das sensações anteriormente vividas na localidade onde passou seus tempos áureos nos anos 60 e 70 do último século.

Terra de escritores, filósofos, atores, amantes da estética, do belo, do sensual, do intelectual, do superficial, do artificial e do genial, do Ser Paulistano em outras épocas.

" Oh! Bendito o que semeia

Livros... livros à mão cheia...

E manda o povo pensar!

O livro caindo n'alma

É germe que faz a palma,

É chuva que faz o mar."

O poeta Castro Alves já sonhava com a urbe onde formigava, em pleno século 19, a vida cultural, quando fumegavam os cérebros dos escritores e dos artistas que acreditavam que aquela aura permanente emoldurada pela bruma, pela cerração e bendita por fina garoa, ainda seria o epicentro cultural da nação gigantesca que herdara a morosidade da burocracia íbero-lusitana.

Mais de um século depois, a fétida e super-povoada cidade desmorona ao ser engolida por sua incapacidade de sobrevivência para garantir qualidade de vida a milhões de forasteiros provenientes de centenas de países e de dezenas de unidades federativas empobrecidas pela falta de educação de seus habitantes.

São Paulo agoniza!

PUBLICIDADE
 
 
Últimos artigos deste colunista
09/10/2020
30/09/2020
25/09/2020
28/08/2020
« ver todos
 
KTO

Varginha Online - © 2000-2024


Provedor e Parceiro Oficial
IPHosting