- Tive a impressão , ao acordar nesta manhã fresca do mês de março, de ter voltado de um belíssimo sonho repleto de histórias, estórias e de belas imagens. Deus meu, que espetáculo!!!!
Como um pássaro raro e errante, eu sobrevoava pelo Roteiro Caminhos da Corte e adentrava o Circuito Vale Histórico onde se confundiam lendas, realidade econômica, fausto, riquezas e decadências no que outrora fora chamada pelo grande escritor Monteiro Lobato, há quase 100 anos, de região das "Cidades Mortas"...
- Conheço bem essa Região. Bananal foi a cidade mais importante do Sudeste Brasileiro quando do período áureo do Ciclo do Café. Ao percorrermos esta área, começando prioritariamente pela Serra da Bocaina, nos deparamos com belíssimas propriedades rurais como a Fazenda dos Coqueiros (fundada em 1855).cuja edificação nos lembra que estamos vivenciando as raízes do Brasil em uma das mais bonitas terras paulistas a qual nos permite uma imersão por uma viagem ao passado brasileiro.
- Quando houve o desmembramento da Sesmaria pertencente a Manoel de Sá Carvalho (por volta de 1790) surgiu a belíssima construção no estilo "colonial mineiro” que mais tarde acolheria a influência européia com intervenções do neoclássico que permitiria que, por exemplo, a Fazenda Loanda tomasse "ares franceses e europeus" no ambiente em que viveria posteriormente , após seu nascimento em 1823, o Barão de Joatinga...
- Hoje, no momento em que a população brasileira está toda amontoada em grandes, mal planejadas e desumanas metrópoles com milhões de habitantes, os municípios de Queluz, Arapeí, Silveiras, Areias, São José do Barreiro e Bananal se preparam para que, através de gestões ambientais responsáveis e culturalmente sólidas, esta porção de Brasil Autêntico mantenha a sua alma, as suas características naturais, folclóricas e históricas e seja um dos principais destinos de lazer cultural e ecológico do Brasil.
- Mas você esteve sonhando ou não?
- Não sonhei não senhor, porém vivi um sonho em companhia do também fazendeiro, João Pacheco (dono da histórica Chácara do Rosário, localizada no município paulista de Itú) e do amigo e fiel parceiro, o fotógrafo Silvestre Silva,ao visitar seis maravilhosas fazendas que
nos acolheram com carinho e elegância nas propriedades maravilhosas, nas quais tivemos a oportunidade de registrar fotograficamente seus encantos pelos olhos sensíveis de Silva: Fazenda Resgate, Fazenda São Francisco, Fazenda da Barra, Fazenda Boa Vista, Fazenda dos Coqueiros, Fazenda Restauração e Fazenda Loanda, além das demais que em breve estaremos conhecendo e novamente sendo felizes ao adentrá-las.
- Estão fotografando para que amigo?
- Com Pacheco e com Silva realizaremos o livro Fazendas Históricas Paulistas, que será uma referência para o Turismo Cultural, Rural e Ecológico do estado de São Paulo.
Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter
Varginha Online - © 2000-2024