PUBLICIDADE

Coluna | BRASILzão
Fábio Brito
fabiobritocritica@gmail.com
O editor e jornalista Fábio Brito é responsável pela edição e publicação de centenas de títulos voltados às realidades do Brasil. Durante anos esteve à frente de selos editoriais importantes e renomados e no presente momento impulsiona, através de consultorias específicas nas áreas editorial e cultural, os selos Bela Vista Cultural e FabioAvilaArtes. A coluna Brasilzão, inicialmente através do Jornal Correio do Sul, de Varginha, foi iniciada em 11 de julho de 2004 e tem contado com a importante parceria do Varginha Online na disponibilização de vivências de Fábio Brito por todo o Território Nacional e por países por onde perambula em suas andanças.
 
Brasilzão: Caia na Real!
14/06/2017
 
PUBLICIDADE

14h00. Percebo detalhes. O imponente – e desapercebido – relógio do Mosteiro São Bento, antiga edificação da capital paulista, anuncia a chegada das três da tarde sob um céu azul e a luminosidade cristalina de um mês de outono equatorial. Aguardo, com expectativa de encantamento o badalar dos sinos que anunciarão o Tempo, mestre de nossos destinos.

15h00. Os sinos entoam agora o cântico em louvor à vida. Blein, Blein, Blein. São três sonoras batidas que estremecem os alicerces da própria existência e situam-me na fantasia que carrego de “volver a los diez y nueve” (retroceder ao século dezenove) quando e aonde afogarei meus anseios na suave brisa da Praia de Copacabana, paraíso ainda intocado e perene entre as águas da Baía de Guanabara e a natureza de Mata Atlântica na planície até a  subida íngrime na encosta dos morros.

Solto o brado de alerta que ecoa multi-facetado em meu cérebro e revejo a São Paulo de antanho. A Rua Libero Badaró me acolheria na elegante Casa Godinho, inaugurada em 1888, mesmo ano em que os escravos libertos ofereciam lírios brancos à Princesa Isabel naquele  histórico 13 de Maio.

O roçar de saias, os longos cabelos soltos e o olhar de soslaio levariam-me à paixão pelo ser feminino de primorosa educação e de sentimentos reais no desejo de construção de uma vida em comum, de parceria e diálogo com os mesmos princípios, objetivos e sonhos.

- Você vive no mundo da fantasia, meu amigo! Caia na real! Estamos no século 21 e você parece um ser desajustado “à la recherche du temps perdu!" , à procura do tempo perdido!

- Abra os olhos e sentimentos e perceba o mundo que te envolve. Ouça o cântico dos pássaros que apregoam de forma majestosa e real o profundo sentido da Liberdade. Você é presumidamente um ser adulto. Tem conhecimentos de vivências de múltiplas Nações do Planeta. Fala diversos idiomas, diz ter muitas personalidades, lê mais de 40 livros por ano, escreve e escreve... medita, dialoga, ouve, comenta, relata, diz, profere e declara amor à vida, mas sinto-o infeliz. O que acontece?

- "Pas de réponse mon vieux. Je ne sais pas!"

 

PUBLICIDADE
 
 
Últimos artigos deste colunista
09/10/2020
30/09/2020
25/09/2020
28/08/2020
« ver todos
 
KTO

Varginha Online - © 2000-2024


Provedor e Parceiro Oficial
IPHosting