PUBLICIDADE

Coluna | Periscópio
Wender Reis
wendernew@hotmail.com
Pedagogo e Orientador Social, curioso observador de tudo que causa espanto no mundo.
 
Pedagogia do Frio
11/07/2017
 
PUBLICIDADE
"Winter is coming" - "O inverno está chegando" é a frase que apresentou para uma legião de fãs a série Game of Thrones. A ponto de estrear sua 7º temporada, o inverno já chegou nos 7 reinos de GOT e aqui também.

Com o despencar das temperaturas Brasil afora, o frio tomou todas as atenções, e olha que competir com Brasília não anda nada fácil. Portanto, já que o inverno é o assunto, falemos sobre ele.

Ao contrário do celebrado verão, a estação dos termômetros baixos é bem menos popular, pois esta, diferente daquela, chama atenção para os limites do corpo. Aliás, o calor tem até mais a ver com os nossos tempos morais e éticos, não é à toa que estamos assando o planeta. Fato é que gostamos de aceleração, exibir corpos sarados em roupas curtas e justas, uma vida de micareta. E na contramão, a impertinência do frio chega ao ponto de mostrar que aquela dieta maneira abaixa nossa pressão arterial no inverno. O frio desacelera, o frio nos obriga a ficar mais quietos e isso incomoda muita gente. Afinal, quem quer ficar lento no mundo de hoje, cheio de entretenimento, de agito, de movimento?

O frio é mais erudito. E não é porque ele favorece quem trabalha de terno, não. É porque exige um certo refinamento para entender o que ele propõe. O frio reclama que a gente aprenda que o corpo tem limites, que o corpo não pode tudo. Que a gente precisa se proteger. Por exemplo, não dá para dormir na rua sem proteção para o corpo, certo?

Sim, você pode lamentar, “mas minha disposição foi pro espaço”, ok, mas faz parte. Talvez a gente precise disso, mesmo porque, aonde temos usado essa disposição toda? Para trabalhar e curtir como se fossemos cigarras pós Revolução Industrial? Não se trata de advogar a favor da preguiça, de imbernar durante o inverno, mas de permitir que o clima seja o clima, pois o clima esta aí, ele é o que é e ponto, cabe a gente ser com ele. Então vamos nos envolver melhor com o inverno, tentar viver esse clima de maneira mais saudável. Viva a estação, se acalme, se aqueça, reflita, durma mais. E abrace, porque abraçar aquece. 
PUBLICIDADE
 
 
Últimos artigos deste colunista
13/04/2023
30/04/2022
05/05/2021
10/04/2021
« ver todos
 
KTO

Varginha Online - © 2000-2024


Provedor e Parceiro Oficial
IPHosting