PUBLICIDADE

Coluna | Periscópio
Wender Reis
wendernew@hotmail.com
Wender Reis é pedagogo, mestre em Gestão Pública e Sociedade pela Unifal/MG, Analista de Educação no Sesc MG e apresentador do programa Bem Brasil na rádio Educativa Melodia FM. Atua na articulação entre educação e cultura em Varginha.
 

De volta para o futuro
17/08/2017
 
Em uma das mais adoradas comédias de ficção científica de todos os tempos, o jovem  Marty McFly é transportado para a década de 1950, onde tem contato com o passado de sua família. Entretanto, acontecem imprevistos com a experiência do excêntrico Doutor Brown, o que deixa a estadia de Marty no passado cheia de aventuras.

Me lembrei deste filme assistindo ao noticiário na semana passada, muito em especial, com o tenebroso espetáculo de intolerância e racismo nos Estados Unidos. Ver grupos neonazistas unidos e fortes me fez querer voltar para o futuro, ou para alguma vaga ideia dele. Pois a impressão que tenho é que o futuro anda meio fora de alcance. O futuro está demodê. Contudo, eu não quero viver em um presente onde pessoas tentam exterminar outras por conta de sua cor, religião, opção sexual, etc.

Não distantes nos absurdos, aqui no Brasil, seguimos desenfreados no processo de desmonte da ideia de nação, que mesmo frágil, como sempre fora, ainda era uma ideia. Agora ela se esvai em cada direito sequestrado pelas reformas do presidente “interino”. Estamos nos desnacionalizando. Não tarda, seremos de fato um país de aluguel, se é que já não estamos alugados. Como não querer voltar para o futuro? Aquele que a gente até chegou a experimentar, mas que a corrupção endêmica desse páis nos tomou. Afinal, este presente não te parece passado? 

Não te parece passado um país sendo dividido? Caminho que em muito favorece discursos fundamentalistas, não demora, estaremos divididos em ordens, e quando falo em ordens, estou falando de grupos organizados em torno de ideais próprios.

O que mais futurista que universidades públicas sólidas e fortes? Pois aqui no Brasil nossas universidades federais e estaduais estão fechando as portas ou funcionando de maneira precária. Por falta de estrutura nossa ciência tem andado para trás. Quando vamos voltar para o futuro?

Exército nas ruas, não te parece passado? Cerca de 25% dos brasileiros declaram intenção de voto em um candidato abertamente fascista: defensor da ditadura militar, de política de extermínio e negação de direitos às minorias sociais. Nossa realidade distópica esta aí. 

Quando vamos voltar para o futuro? 
PUBLICIDADE
 
 
Últimos artigos deste colunista
30/07/2025
Ciclistas invisíveis: juventude, trânsito e o direito à cidade em Varginha
06/10/2024
Veja como os partidos se apresentam para as eleições do legislativo em Varginha em 2024
25/07/2024
De homem para homem
05/06/2024
Jovens motociclistas e a medida das coisas
« ver todos
 
PUBLICIDADE

Varginha Online - © 2000-2025


Provedor e Parceiro Oficial
IPHosting