-Traindo o seu amigo Imperador, Marechal Deodoro da Fonseca capitaneou um poderoso e desconexo movimento que levou o Brasil a tornar se uma República Federativa, sem preparo, planejamento prévio ou Projeto de Nação que permitisse ao País desenhar caminhos de sua futura trajetória.
- Porém homens brilhantes (oriundos do Século 19 ou do início do Século 20) marcaram suas presenças ao nos deixar o seu legado (para o bem ou para o mal) e dessa forma questionamos o resultado do desconexo e imaturo sistema político vigente no País nesta segunda década do século 21.
- Posso complementar? Em 1882 nasceu o gaúcho Getúlio Vargas, ele tinha apenas sete anos quando foi proclamada a República e tornou-se, anos depois, o "Pai da Nação" no Estado Novo em regime de ditadura civil.
Extremamente polêmico e auto-centrado, este mandatário deu cabo à própria vida no dia 24 de agosto de 1954. Nos anos 40, no auge da era getulina,o Brasil tinha um pouco mais de 41 milhões de habitantes. 68% dos brasileiros viviam no campo e o índice de analfabetismo era de 56,1%.
- Deixe me citar outro importante personagem que foi o "Soberano Culto", o Mestre da Estabilidade do Regime Monárquico por 58 anos. Dom Pedro II faleceu em Paris no dia 5 de dezembro de 1891. Cerca de 200 mil pessoas foram homenageá-lo (quando da sua despedida da efêmera vida terrestre) na Igreja La Madeleine, em solo parisiense.
A recém nascida Republica dos Estados Unidos do Brasil foi deselegante ao minimizar a importância do evento ocorrido naquela data. O Imperador faleceu dois anos após ser covardemente posto para fora do País pelos "chegantes" republicanos.
- No estado nordestino de Pernambuco, em 19 de agosto de 1849, no Século 19, surge o grande Joaquim Nabuco que seria posteriormente jornalista, diplomata e um dos mais valentes e atuantes abolicionistas responsáveis pelo fim da escravatura no Brasil.
“A historia de escravidão africana na América é um abismo de degradação e miséria que não se pode sondar”, declarou o humanista que também era defensor do direito dos indígenas.
O Embaixador faleceu no dia 17 de janeiro de 1910 e foi um dos responsáveis pela evolução do Regime Republicano em sua fase inicial de consolidação política.
-Seres Raros, diria eu. “Morte, Melancolia e Traição” foram os temas que fizeram com que o jovem filho de escravo negro e de mãe branca, pobre e açoriana, se tornasse um dos maiores autores de todos os tempos na historia da humanidade. Extremamente tímido, epiléptico e auto-ditada, Machado de Assis foi e ainda é outro Soberano, o do Mundo Literário Brasileiro. Muito colaborou para registrar o comportamento dos compatriotas quando do evento da proclamação da República. Os gêmeos personagens de seu romance "Isaú e Jacó" nos permitem compreender a atmosfera de excitação e de frustração pelas antigas ruas do Rio de Janeiro, pois um dos irmãos era Monarquista e o outro... O outro?: Republicano!!!!
Machado de Assis faleceu no dia 29 de setembro de 1908.
- Na cidade interiorana paulista de Taubaté nasceu ,em 18 de abril de 1882, um dos mais poderosos nomes que retrata aspectos peculiares dos brasileiros e que foi extremamente critico quando percebeu o engodo que era a pretensa modernidade da Semana de Arte em 1922. Cheiros, cores e sabores eram as manifestações em suas obras literárias que nos levam a descobrir e apreciar o Brasil de antanho, o Brasil que não existe mais. É importante salientar que em 1920 (período fértil da produção literária de Monteiro Lobato), o Brasil contava com pouco mais de 30 milhões em seu vasto território. 84% da população vivia na zona rural e a taxa de analfabetismo era de 65%. Monteiro Lobato faleceu no dia 4 de julho de 1948
- No início do século passado, nasceu em Minas Gerais um jovem de origem humilde (cuja mãe era empregada doméstica) e que se tornaria um dos ícones da falsa modernização do Brasil. Este indivíduo, nascido a 12 de setembro de 1902, propôs um projeto que criou a mais absurda das propostas existentes para o País no século 20 . Criou-se uma Capital Federal artificial cujos mentores já eram amigos do Poder e faziam parte do conluio com a cúpula da então Presidência da Republica. A antiga Capital Imperial, Rio de Janeiro, foi deixada à própria sorte e este impostor presidente destruiu o sistema ferroviário brasileiro para satisfazer a ganância de montadoras de automóveis que encontraram o universo oportuno para usufruir dos benesses oferecidos por um regime bastardo e comandado por um oportunista.“ 50 anos em cinco" foi o seu maldito maldito slogan!!!
Em 1958 esse tresloucado resolve iniciar a bestialização de seu povo ao trazer para o Brasil a Copa do Mundo de Futebol, pois, dessa forma, estaria impondo o caminho ideal para “embrutecer" os seus compatriotas. Juscelino Kubitscheck de Oliveira faleceu, ironicamente, em um desastre rodoviário no dia 22 de agosto de 1976.
- Em 15 de novembro de 2017 o Brasil encontra-se atolado na lama do maior fenômeno de corrupção conhecido no planeta Terra. Gangsters, Malditos Políticos, se apoderam do controle da Nação em todos os níveis: Municipal, Estadual e ou Federal. São cerca de 200 milhões de brasileiros incultos, semi analfabetos, vorazes consumistas de bens materiais e totalmente acéfalos pelo fenômeno do embrutecimento generalizado pelo esporte futebol que se deixam enganar maldosamente.
- O Pais está ruindo, desmoronando e se desestruturando meu amigo!
Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter
Varginha Online - © 2000-2024