- Paris é o centro gastronômico do Planeta.
- São muitos os restaurantes que nos acolhem com especialidades culinárias de todas as regiões da Terra: cozinhas Italiana, Espanhola, Portuguesa, Russa, Escandinava, da Europa Central, Antilhesa, Sul Americana, Americana, Japonesa, Chinesa, da Ásia do Sudeste, Indiana, do Oriente Médio, Magrebina e Africana... Um espetáculo!
- Mas a comida é cara na capital francesa, não é mesmo?
- Não. A comida não é cara. Os serviços são, em contrapartida, caríssimos. Se souber comprar em feiras e supermercados verá que para o poder de compra dos franceses (comparado com o dos brasileiros) é maior que o dos brasileiros. Em contrapartida, comer fora é custoso .
- Como você faz então? Sei que se encontra no território parisiense e não me parece prático levar comida para o hotel.
- Vamos por etapas: se você vem a Paris por um longo período, o ideal seria que alugasse um pequeno apartamento cujo custo da diária estará muito mais acessível que o de pernoite em um hotel ou similar. Em seguida faça suas compras e provisões no "Monoprix" ou em outro estabelecimento onde ficará enlouquecido com a qualidade dos produtos ofertados a preços que nos parecem irreais (vinho tinto Bordeaux, por exemplo, por 2,75 euros a garrafa...).
- Tudo bem, mas é preciso ter a manha...
- Sem dúvida é importante informar-se e estar curioso. Andar a pé por Paris é uma constante surpresa: portas seculares, janelas frondosas, pequenas lojas e galerias charmosas e livros dos escritores clássicos (Émile Zola, Honnorè de Balzac, Gustavo Flaubert...) por apenas 50 centavos de euro. Inacreditavelmente prazeroso!
- Se deseja conhecer os castelos e palácios da LIl e de France (região parisiense), as opções são múltiplas: Rambouillet e seu castelo, Chantilly e seu castelo, Versailles e seu castelo, Compiègne e seu castelo, Chartes e sua catedral, Senlis e seus museus... Tudo isso com acesso fácil e a 30 ou 40 minutos de Paris (de trem).
- Castelos e museus... e o que mais?
- Reservas florestais, jardins belíssimos, feiras de produtos rurais, exposição de cavalos de raça e cães de caça, automóveis antigos...
- O turismo aqui é levado a sério e em 2017 o Museu do Louvre recebeu mais de 13 milhões de visitantes.
- Que loucura, não é mesmo???
- Vive lá France!!!
Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter
Varginha Online - © 2000-2024