Percorro o Brasil incessantemente na penosa e fantástica missão de mendicância cultural. Visito empresas e entidades que buscam promover sua imagem através do marketing cultural porém raramente seus funcionários, integrantes, colaboradores e dirigentes têm abertura de espírito ou compreensão, conhecimento ou paixão pelo mundo alternativo, e também poderoso, do universo cultural brasileiro. Universo este presente de norte a sul e pulsante em seus mais de cinco mil municípios e em suas grandes macrorregiões.
Pessoas engajadas, produtores culturais e manifestações folclóricas e populares estão presentes em festas e festejos cristãos ou pagãos e, mesmo sem recursos financeiros, mantêm vivas as apresentações, procissões, danças, representações e criações que perduram de gerações em gerações, de avô para pai, de mãe para filha, de amigos para camaradas e vizinhos e, informalmente e poderosamente sobrevivem os múltiplos aspectos da genuína alma brasileira.
O Mercado Municipal de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, é um genuíno local de representatividade do Brasil profundo, dos encantos do mundo rural e do vasto mundo de representações autênticas da sabedoria popular em suas diversas e sabias criações.