PUBLICIDADE

Coluna | BRASILzão
Fábio Brito
fabiobritocritica@gmail.com
O editor e jornalista Fábio Brito é responsável pela edição e publicação de centenas de títulos voltados às realidades do Brasil. Durante anos esteve à frente de selos editoriais importantes e renomados e no presente momento impulsiona, através de consultorias específicas nas áreas editorial e cultural, os selos Bela Vista Cultural e FabioAvilaArtes. A coluna Brasilzão, inicialmente através do Jornal Correio do Sul, de Varginha, foi iniciada em 11 de julho de 2004 e tem contado com a importante parceria do Varginha Online na disponibilização de vivências de Fábio Brito por todo o Território Nacional e por países por onde perambula em suas andanças.
 
Do desemboque a Uberaba
04/04/2018
 
PUBLICIDADE
"Do berço de civilização do Brasil Central, do Arraial do Desemboque - que teve crucial importância na colonização da região do Alto Parnaíba e do Triângulo Mineiro -, das históricas igrejas de Nossa Senhora do Desterro e Nossa Senhora do Rosário dos Pretos (edificações do século XVIII), abriu-se a gaiola do labirinto de meu âmago e sobrevoei oceanos, desertos, infindáveis florestas tropicais, altas montanhas e extensas regiões metropolitanas de todo o Planeta para, finalmente, aterrizar em Uberaba! Foram cinco décadas de descobertas, surpresas, buscas, encantamentos, aprendizados e registros a olho nu,de um  viajante solitário em momentos captados  pela sua sensibilidade e agora... 

Agora escrevo; agora rememorizo e eternizo o que vivi e percebi,nas páginas de um livro."

- Por que lê esse texto? Quem o escreveu ? Onde fica o Desemboque?  

-  O pequeno vilarejo histórico encontra-se próximo a Sacramento e é um dos mais espetaculares sítios históricos do território mineiro. 

Passa boi, passa boiada, carros de boi deslizam com seu lamento no chiado agudo que anuncia um passado que não volta mais. Poucos habitantes privilegiados ainda desfrutam da calmaria de uma vida plena e interiorana em uma das mais autênticas unidades federativas brasileiras, onde tudo começou e nos levou à proclamação da independência de Portugal há quase dois séculos atrás.

-  Entretanto meu amigo, Minas Gerais foi o berço do malfadado mensalão, do desastre da Samarco e de tantas outras vis atitudes em desrespeito ao brasileiro a aos próprios mineiros... 

Responda às minhas perguntas acima por favor !!!

-  Está bem, está bem. O texto é de Augusto Reis Miranda Junqueira, uberabense e brasileiro, amante das artes, da cultura e do Brasil Profundo. Onde ainda persistem a simplicidade, a honestidade e o espírito familiar autêntico. 

As imagens que te mostrei foram captadas pelo olhar sensível do uberabense, viajante contumaz, artista sensível e cidadão do mundo que girou por vários continentes e recuperou suas raízes na outrora elegante Uberaba, Demilton Dib, um gênio das artes.

- Entendi. Vocês vão editar e publicar um livro sobre a trajetória desse ser especial .É isso"

- Esse é o nosso desejo. Tomara que ...

 
PUBLICIDADE
 
 
Últimos artigos deste colunista
09/10/2020
30/09/2020
25/09/2020
28/08/2020
« ver todos
 
KTO

Varginha Online - © 2000-2024


Provedor e Parceiro Oficial
IPHosting