PUBLICIDADE

Coluna | BRASILzão
Fábio Brito
fabiobritocritica@gmail.com
O editor e jornalista Fábio Brito é responsável pela edição e publicação de centenas de títulos voltados às realidades do Brasil. Durante anos esteve à frente de selos editoriais importantes e renomados e no presente momento impulsiona, através de consultorias específicas nas áreas editorial e cultural, os selos Bela Vista Cultural e FabioAvilaArtes. A coluna Brasilzão, inicialmente através do Jornal Correio do Sul, de Varginha, foi iniciada em 11 de julho de 2004 e tem contado com a importante parceria do Varginha Online na disponibilização de vivências de Fábio Brito por todo o Território Nacional e por países por onde perambula em suas andanças.
 
De Lisboa a São Paulo.
24/10/2018
 
PUBLICIDADE
-São quase 3 horas da manhã. No aeroporto internacional de Guarulhos as lojas estão fechadas, não há um posto de informações ao viajante, os meios de locomoção inexistem nesse horário, com exceção do serviço de táxis com preços abusivos; superiores aos de Madrid, Lisboa, Paris ou mesmo New York.

-Os espaços, vazios, abrigam alguns pedintes, mendigos ou meliantes que se aproximam de forma nada gentil, postura ameaçadora, e cientes do seu "direito" de importunar o alheio sem ser coibido.

- Penso em Lisboa, nas praças acolhedoras onde brincam crianças livres; onde pessoas adultas, da terceira idade, jogam baralho e se divertem no espaço público com o calçamento limpo, árvores frondosas e rodeado de edificações seculares, devidamente preservadas e testemunho de séculos de existência em uma nação com um denso passado cultural.

-Saio caminhando. Passo pela casa do poeta lusitano, Fernando Pessoa, e sigo em frente extasiado pelas portas e janelas amplas que denunciam um passado coeso e repleto de fatos e impressões impregnadas em paredes espessas e robustas.

-Passo por um mercado repleto de especiarias e de produtos locais, mel de abelha, azeite de oliva, sardinhas frescas, frutas diversas e legumes variados além da múltipla opção de queijos e vinhos expostos nas prateleiras.

- No bairro, próximo ao Largo do Rato, cafés charmosos, pequenos restaurantes e jardins bem cuidados e sempre próximos de alguma igreja, local de recolhimento para uma alma tranqüila.

-Folheio páginas do livro "Joaquim Nabuco, a vida dos grandes brasileiros" e deparo-me na seguinte frase: "Em 1897, também foi fundada a Academia Brasileira de Letras (que a principio se chamaria apenas Academia Brasileira). Ela nasceu, naturalmente, das reuniões da Revista Brasileira. Lúcio Mendonça foi seu iniciador, inspirador e realizador. A primeira diretoria escolhida tem Machado de Assis presidente, e Nabuco secretário perpétuo. Foi este quem sugeriu a ideia dos patronos, homenageando os grandes nomes do passado das letras nacionais. Para sua cadeira escolheu como patrono Maciel Monteiro, o pernambucano - um puro leão do norte."

-Estava ciente de que no dia seguinte voltaria à desfigurada cidade de São Paulo e encontraria pessoas tensas na espera das eleições presidenciais de um país cambaleante, vítima de uma população deseducada, obtusa, arrogante e pretensiosa, por estar ignorante...
PUBLICIDADE
 
 
Últimos artigos deste colunista
09/10/2020
30/09/2020
25/09/2020
28/08/2020
« ver todos
 
KTO

Varginha Online - © 2000-2024


Provedor e Parceiro Oficial
IPHosting