PUBLICIDADE

Coluna | Viver Consciente
Willes S. Geaquinto
willesterapeuta@bol.com.br
Psicoterapeuta Holístico, Consultor e Palestrante Motivacional, Escritor - Autor dos livros "Cidadania, O Direito de Ser Feliz” e Autoestima – Afetividade e Transformação Existencial

Interatividade: Os textos desta coluna expressam apenas a opinião do autor sobre os assuntos tratados, caso o leitor discorde de algum ponto ou, até mesmo, queira propor algum tema para futura reflexão, fique a vontade para comentar ou fazer a sua sugestão.

Site: www.viverconsciente.com.br
 
Fracasso ou sucesso?
31/10/2019
 
PUBLICIDADE
Culpar os outros pelos nossos insucessos é o caminho mais curto para o fracasso. Digo isso porque é comum encontrarmos pessoas que, amparadas nesse tipo de transferência, veem naufragar seus sonhos sem ao menos terem lutado para realizá-los. Aliás, é bastante cômodo atribuirmos a outrem a responsabilidade pelas nossas escolhas mal sucedidas. Cômodo, porém negativo, já que, entre tantas habilidades, somos dotados de inteligência, vontade e livre-arbítrio, instrumentos necessários para alterar a qualquer momento a nossa rota existencial.

Disse um pensador que “o ser humano é a única criatura na face da terra que sente pena de si mesmo”, e isso é pura verdade, já que não há registro de que tenha sido encontrado algum animal, dito irracional, com pena de si mesmo. Eles, à sua maneira, vivem a vida que lhes foi “dada” sem titubeios e nem recuos. A maioria de nós, pelo contrário, ao primeiro sinal de dificuldade, se esconde atrás de mil desculpas e disfarces, e o alvo mais fácil para acobertar a essa incompetência em lidar com os desafios é sempre os outros. 

Pode até parecer incrível, mas é verdadeiro. Existem indivíduos que não medem esforços para permanecerem sempre os mesmos; resistem a mais diminuta mudança de hábito, mesmo sob a pena de comprometer a própria saúde, para continuar como sempre foram. Doentiamente muitos preferem permanecer em situações de sofrimento ou de mal estar que lhe são conhecidas, apenas por não terem coragem suficiente para enfrentar a novidade de viver bem e de serem bem sucedidos. Em casos mais extremos, alguns até parecem sentir um mórbido prazer ao posarem como eternos sofredores ou injustiçados, referindo-se a seus fracassos como se fossem “ganhos” esperando, com isso, receber mesmo que negativamente, algum tipo de atenção.

A verdade é simples, quem deseja caminhar em direção ao sucesso deve tomar a própria vida em suas mãos; tornar-se e sentir-se responsável por ela, alimentando assim a confiança em sua capacidade de enfrentar os obstáculos. 

Somar à ousadia o bom ânimo e a perseverança é predicado determinante para quem aspira ser vencedor. 

 
PUBLICIDADE
 
 
Últimos artigos deste colunista
18/03/2022
25/01/2022
10/01/2022
12/08/2020
« ver todos
 
KTO

Varginha Online - © 2000-2024


Provedor e Parceiro Oficial
IPHosting