Em qualquer um dos múltiplos setores da vida, a autodisciplina é fundamental, é uma das chaves para se obter sucesso. Ninguém consegue progredir se não for disciplinado; existem pessoas, por exemplo, que se esforçam a vida inteira e não conquistam suas metas por falta de disciplina. E convém observar que não se trata apenas de disciplinar atitudes ou comportamentos, tem a ver também com o uso qualificado do tempo, pois, quem quer mudar não pode perder tempo, pode sim gasta-lo, ou seja, emprega-lo de modo produtivo e criativo.
A perseverança, por sua vez, é uma qualidade insubstituível a ser aprendida e praticada se você quer realmente mudar, porque ela significa firmeza, pertinácia, constância, e é isso que faz um processo de mudança ser bem sucedido. É ela, a perseverança, que torna possível a superação dos obstáculos e desafios, reforçando seu aprendizado e o desenvolvimento de habilidades e competências necessárias para que você se habilite a mudar de maneira eficaz e duradoura; é ela que lhe fará ser reativo e não se acomodar diante de algum possível fracasso. Em síntese, a perseverança faz a diferença entre perdedores e vencedores: Diante do fracasso os perdedores lamentam, os vencedores perseveram e seguem em frente.
O bom humor a meu ver tem sua importância no processo de mudança e na vida de modo geral, porque, como dizem: “ninguém é de ferro”. Ás vezes você tem que aprender a rir dos seus próprios erros ou problemas, porque muitas vezes você dá a eles uma importância tão exagerada que chega a ser cômico, antes de ser trágico, é claro. Você já observou, por exemplo, aquelas pessoas que assumem o papel de vítima do mundo e vivem a fazer-se de coitadinhas, será que existe atitude mais ridícula e digna de riso? Se lamentar resolvesse alguma coisa, o mundo seria bem melhor, não é mesmo? O senso de humor é um atributo da inteligência, logo, se você deseja mudar procure fazê-lo com muito bom humor. Seja sempre mais inteligente e sorria mais, porque mudar fácil, só depende de você!
Boa Reflexão. Paz e Luz para você.
Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter
Varginha Online - © 2000-2024