PUBLICIDADE

Coluna | Viver Consciente
Willes S. Geaquinto
willesterapeuta@bol.com.br
Psicoterapeuta Holístico, Consultor e Palestrante Motivacional, Escritor - Autor dos livros "Cidadania, O Direito de Ser Feliz” e Autoestima – Afetividade e Transformação Existencial

Interatividade: Os textos desta coluna expressam apenas a opinião do autor sobre os assuntos tratados, caso o leitor discorde de algum ponto ou, até mesmo, queira propor algum tema para futura reflexão, fique a vontade para comentar ou fazer a sua sugestão.

Site: www.viverconsciente.com.br
 
Para quem deseja renascer
23/07/2020
 
PUBLICIDADE
Todo desejo de mudança para ser bem sucedido depende muito mais da pessoa em si, do que das condições externas ou dos outros. Quem anseia transformar-se, vencer desconfortos emocionais, físicos e, até mesmo, espirituais, deve ter clareza de que aquilo que está buscando contribuirá verdadeiramente para sua realização plena em todos os domínios da sua vida. 

E o caminho para conseguir esse feito é o da busca inteligente dirigida inicialmente para conhecer a si mesmo; para conhecer o seu “universo interno” aonde residem seus principais desafios. O “ambiente exterior” reflete o tempo todo aquilo que está contido dentro de cada indivíduo.

Quem almeja níveis elevados de consciência e conhecimentos substanciosos para modificar sua existência, deve saber que é impossível mudar se continuar sendo como sempre foi. Se permanecer acomodado naquilo que já é conhecido, repetindo hábitos e vícios de toda espécie, dificilmente chegará a um bom resultado no que se refere a um viver equilibrado. 

A chamada “Lei da Evolução”, inexorável em seus princípios fundamentais, nos recomenda de maneira bastante simples que “é preciso deixar de ser o que se é para ser aquilo que se aspira ser”. Por isso aquele que deseja mudar algo em sua jornada existencial, necessita criar o entusiasmo apropriado para motivá-lo a persistir nessa tarefa. E esse processo que, às vezes, parece lento e até desconfortável, requer boa dose de autodeterminação e dedicação, pois, é preciso manter-se confiante e motivado nesse prodigioso bom combate. Afinal, parafraseando o poeta: “tudo vale a pena, se o propósito não é pequeno”.

Enfim, a melhor opção que todo indivíduo consciente pode fazer para si, é a de procurar ser sempre melhor do que tem sido. E isso é conquistado gradativamente, pois, a pressa e a ansiedade são más companheiras nessa viagem. E para manter-se estável nesse propósito deve estar vigilante a tudo que lhe ocupa a mente e às suas ações e posturas, pois, cada descuido poderá levá-lo de volta àquilo que, por ser ruim, necessita ser abolido da sua existência. 

No que se refere ao lado espiritual da mudança, Cristo em sua pródiga sabedoria disse: “Aquele que não nascer de novo, não alcançará o reino de Deus”, e isso, se aplicado também à vida aqui e agora, significa a necessidade de renovação constante, de redefinição de condutas e valores, já que sem essas essenciais mudanças torna-se impossível usufruir plenamente da vida. Viver é bem mais do que repetir padrões, modelos e preconceitos, que aprisionam o desenvolvimento e anulam a potência pura que todos têm de, a qualquer tempo, renascer, evoluir e ser feliz.
PUBLICIDADE
 
 
Últimos artigos deste colunista
18/03/2022
25/01/2022
10/01/2022
12/08/2020
« ver todos
 
KTO

Varginha Online - © 2000-2024


Provedor e Parceiro Oficial
IPHosting