Parar para pensar sobre dívidas pode nos deixar ansiosos e muita das vezes a opção escolhida é adiar o pagamento. Quando a renda está apertada fica ainda mais difícil planejar o pagamento das dívidas. Nesse texto irei abordar possíveis caminhos para liquidar suas dívidas e finalmente retomar o controle de suas finanças.
Fazer dívida é algo comum e pode até ser necessário para manter a casa, fazer investimentos ou para realizar um sonho. Não há problemas em fazer dívidas, desde que, seja possível pagá-las dentro do prazo combinado. Quando esse prazo não está sendo mais respeitado e há dificuldade para pagamento das parcelas é necessário negociar para não ficar inadimplente. Nem sempre vai ser tão simples, mas acredite, falar sobre sua dificuldade para liquidar as parcelas com seu credor pode ajudá-lo a não pagar ainda mais juros e ter o nome negativado.
Aqui vão algumas dicas para negociar suas dívidas:
Saiba o quanto pode pagar por mês:
Faça as contas e entenda o quando você pode pagar por mês da sua dívida, para isso tenha em mente suas despesas e suas receitas mensais. Não esqueça de levar em consideração as despesas que não ocorrem o ano todo e que podem afetar seu bolso ao longo do ano como: IPTU, IPVA, seguros, plano de saúde, material de escola e outros.
Depois de entender o quanto terá de disponibilidade por mês, veja quando é possível começar o pagamento de sua dívida e qual o valor mensal cabe no seu bolso, sem comprometer o restante das demais obrigações financeiras. Após ter isso em mente, já é possível negociar com o credor. Pode parecer uma informação simples, porém, negociar uma dívida apenas para livrar o nome de órgãos de proteção de crédito e não levar em consideração o que se consegue pagar, pode causar ainda mais frustração além de gerar um ciclo de dívida continuo.
Não tenho dinheiro para pagar minhas dívidas, e agora?
Ainda pode acontecer de mesmo após somar todas receitas e subtrair suas obrigações não sobre para pagar a dívida em atraso. Nesse caso o planejamento para pagamento da dívida pode ser ao longo dos meses seguintes. Não deixe de notificar seu credor com uma previsão para retomada do pagamento, mesmo que inicialmente esteja distante, alguns credores possibilitam uma renegociação com pagamento após alguns dias ou meses.
Empréstimo para pagamento de dívida, compensa?
O empréstimo para pagamento de dívidas precisa ser analisado com cuidado para não piorar o a situação de endividamento. Por isso, uma dica é analisar os juros, se os juros para tomada de empréstimo forem menores que os juros da dívida, então é mais vantajoso assumir o empréstimo para pagamento da dívida.
Antecipação de pagamento de dívidas, uma opção:
Muitas empresas conseguem desconto na antecipação de parcelas, verifique com seu credor essa possibilidade. Ao antecipar parcelas, considere começar das últimas, assim o desconto pode ser maior. No entanto, sempre mantenha em dia o pagamento das demais parcelas.
Como saber se meu nome está negativado?
Ter o nome negativado pode impedi-lo de tomar crédito, seja para empréstimos, financiamentos ou para compras em lojas de forma parcelada. Seu CPF livre de negativações de órgãos de proteção pode poupa-lo de surpresas inesperadas.
Os órgãos de proteção de crédito mais utilizados pelos credores são:
Através desses sites é possível consultar dívidas em atraso e opções para negociação de forma gratuita. Também é possível verificar seu Score. Score é a pontuação que indica o seu perfil de pagador, quanto mais em dia suas contas, maior o Score.
Negociar suas dívidas e manter o pagamento delas em dia é uma forma de ter o controle de suas finanças. Uma vida financeira saudável impacta de forma positiva sua saúde mental, lembre-se disso!