Todo início de ano já começa com algumas contas para pagar, algumas vindas de dezembro dos presentes e gastos com comemorações e outras contas novas que sempre aparecem no início do ano.
Para te ajudar a lembrar, se planejar e não se afogar nos boletos vou relembrar aqui algumas das contas que se repetem todo início de ano:
IPTU: O Imposto Predial e Territorial Urbano é cobrado anualmente de quem possui um imóvel ou repassado para quem aluga um imóvel, os valores podem variar entre 1% a 4%. O valor do IPTU pode ser pago à vista, com desconto, ou parcelado. Caso você more de aluguel, dê uma olhada no contrato e verifique se essa despesa será sua ou do proprietário.
IPVA: O Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor é cobrado de quem possuí carro, moto, caminhão, entre outros. O valor ficar em torno de 4% e assim como o IPTU pode ser pago à vista com desconto ou parcelado.
Avaliando a forma de pagamento do IPTU e IPVA
Ter um desconto no pagamento à vista pode ser bem atrativo para algumas pessoas, mas cada caso precisa ser avaliado com calma. Antes de tomar a decisão, pense no impacto sobre os seus demais compromissos, pois não vale a pena se endividar para pagar à vista uma obrigação que pode ser parcelada. Se a opção for o pagamento parcelado, fique atento aos vencimentos pois os juros, multas e burocracia podem ser evitados.
Matricula e materiais escolares
Estudar as condições de pagamento pode ser uma alternativa para não se endividar tomando crédito. Uma outra dica é pesquisar os valores ao menos em três papelarias antes de comprar os materiais escolares, não deixe de pedir desconto caso opte pelo pagamento à vista pois, geralmente, os vendedores estão acostumados a trabalhar com um percentual de desconto previamente autorizado pela gerencia. A compra pela internet também pode ser uma alternativa, mas fique atendo ao prazo, frete e confiabilidade do site para não acabar no prejuízo.
Despesas do final do ano e férias
Não esqueça de ter na ponta do lápis os valores gastos em dezembro que irão vencer em janeiro. Se foram compras no cartão de crédito, certifique-se do valor que virá na fatura pelo app, coloque no papel junto com as demais obrigações para não deixar nenhuma conta para trás.
Fique atento
Cheque especial, crédito rotativo e parcelamento de fatura
Boa parte das dívidas dos brasileiros estão concentradas nesses três produtos. Os juros do cheque especial podem ultrapassar a 300% a.a., o que equivale comprar um celular que custa R$1.000,00 e pagar no final um valor de R$4.000,00. Alguns bancos dão isenção na cobrança do cheque especial por apenas alguns dias, fique de olho. Não preciso nem dizer que essa opção pode deixar você em apuros, certo?!
Os juros para o crédito rotativo (pagamento não integral da fatura) ou para parcelamento também podem ser altos, por isso evite ao máximo o pagamento parcial ou parcelamento de sua fatura.