Então, partindo desse pressuposto, creio que devemos estar sempre nos capacitando para transformarmo-nos, para evoluirmos. Aquele que não muda fica estagnado e arca com tudo o que a imobilidade acarreta, pois ao contrariar a dinâmica da vida o indivíduo se autolimita impedindo que suas potencialidades aflorem e cumpram com o propósito do progresso.
São inúmeras as pessoas que, por não compreenderem esse princípio elementar da natureza humana, vão, com o passar do tempo, acumulando desconfortos de toda ordem e transformando suas existências em um extenso mar de sofrimento. E isso pode ser evitado se houver maior dedicação e responsabilidade na busca de um conhecimento mais qualitativo sobre a essência que rege o ato de viver.
E esse conhecimento ao qual fiz menção não se encontra , como alguns imaginam, nas aparências externas(naquilo que se vê), pelo contrário, encontra-se internalizado nas experiências já vividas e que, por algum motivo, não foram vivenciadas como instrumento de aprendizado e crescimento. A sabedoria, em termos de transformação, é adquirida quando fazemos um autojulgamento de tudo quanto já experimentamos e nos colocamos como sujeitos do nosso processo de mudança, sem conceder aos outros essa responsabilidade.
Ninguém é suficientemente sábio que não tenha nada a aprender, e a escola da vida é nosso maior laboratório, é aqui e agora que temos a oportunidade de rever conceitos, de abandonar falsas crenças e preconceitos. Tudo que nos acontece tem um propósito benéfico e alvissareiro, mas, para que enxerguemos isso é necessário despir-se da venda que nos turva os olhos da alma, que tenhamos “olhos para ver”; olhos para perscrutarmos o âmago das lições a serem aprendidas ou, digamos, processadas. Ninguém muda ou se torna melhor se não tiver o afã de buscar sempre evoluir, de ir além da visão, às vezes medíocre, do que é ser feliz ou gozar a vida.
Tudo se transforma ou é transformado, mas você é o alquimista, o “mestre do seu domínio”. Nada acontece de novo em seu existir sem a sua participação consciente ou inconsciente, você é o grande responsável por tudo quanto queira transformar ou transformar-se; você é o santo do seu milagre e para isso possui incontáveis dons e poderes, entre estes o da vontade, que quando racionalizada e transformada em ações o torna imbatível. Portanto, não fuja ao bom combate da vida, o presente é a semente e o futuro é a colheita, saiba fazer a hora aqui e agora. Não espere acontecer, faça a sua hora.
Boa Reflexão. Paz e Luz para você.
Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter
Varginha Online - © 2000-2024