Com o propósito de valorizar e reconhecer quem preserva a cultura e a gastronomia local, o Grupo Maranatha de Art’Global e Instituições Regionais irá lançar os selos “Saberes, Sabores e Tradições de Minas” e “Saberes e Tradições de Minas”. Os selos serão anunciados durante o Fórum Regional de Políticas Públicas e Patrimônio Cultural, que será realizado nos dias 18 e 19 de novembro, em Varginha, sul de Minas Gerais.
De acordo com Idmara Galo, produtora cultural e Conselheira Estadual de Turismo, “os selos têm como objetivo valorizar os produtos, práticas e saberes que mantêm viva a identidade cultural e gastronômica do nosso território. Mais do que um selo de qualidade, ele é um símbolo de pertencimento, autenticidade e respeito às raízes mineiras”.
Os selos serão concedidos a empreendedores, artesãos, produtores rurais, cozinheiros e artistas que desenvolvem produtos locais, ou seja, utilizam matéria-prima regional e com modo de fazer tradicional. Dessa forma, eles identificam e certificam aqueles que preservam e transmitem o patrimônio cultural imaterial de Minas Gerais, e promovem o desenvolvimento sustentável e a economia criativa local.
O Selo e suas composições
O selo a ser concedido irá depender do tipo de prática utilizada: manifestação da cultura popular (patrimônio), artesanato e cozinha mineira. O selo “Saberes e Tradições de Minas - Patrimônio”, será concedido aos que promovem a identidade e os métodos associados às manifestações da Cultura Popular Brasileira, como, por exemplo, roda de capoeira, Círio de Nazaré, congada, produtos de instrumentos musicais de samba e outros.
O selo “Saberes e Tradições de Minas” será destinado aos que promovem a identidade e os métodos associados ao artesanal, como, por exemplo, tricô, macramê e outros. Já o selo “Saberes, Sabores e Tradições de Minas - Patrimônio”, será concedido àqueles que promovem a identidade e os métodos associados à comida mineira, como cozinheiros, rosqueiras, doceiras, restaurantes e outros.
“Os benefícios de ter o selo são vários”, explica Galo, “entre eles, o reconhecimento oficial do valor cultural do trabalho realizado, o fortalecimento da identidade regional e da economia local, a participação em feiras, eventos e iniciativas de promoção dos produtos mineiros e divulgação em canais oficiais do projeto”.
Para solicitar o selo, é necessário fazer um cadastro, que está disponível no Linktree do Instagram @cinemaegastronomiarural. Após esse processo, uma Comissão de Avaliação irá analisar as informações enviadas, considerando os critérios de autenticidade, origem e representatividade cultural. Se o produto for considerado apto, o solicitante irá receber o selo correspondente por e-mail, juntamente com as orientações de uso da marca. Para mais informações, a Cartilha do Selo também está disponível no link acima.
Fórum Regional de Políticas Públicas e Patrimônio Cultural
O lançamento do selo será realizado no dia 18 de novembro, às 10h30, com a presença da Secretária de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Bárbara Botega. O Fórum tem como objetivo promover diálogos sobre a cultura e o patrimônio da região sul-mineira, além de fortalecer a economia criativa e o turismo local. A programação apresenta temas atuais e grandes personagens do setor,
O evento é uma realização do Ministério da Cultura, por meio da Política Nacional Aldir Blanc – PNAB, com a produção do Ponto de Cultura Associação Artística e Assistencial Russilvânia Galo, e conta com os apoios da Secretaria Estadual de Cultura e Turismo de Minas Gerais e Museu Municipal de Varginha.
Também conta com os apoios do Tribunal de Contas de Minas Gerais, Federação dos Circuitos Turísticos de Minas Gerais (Fecitur), Circuito dos Lago de Furnas, Rede Mineira de Pontos de Cultura, Varginha Online e Itatiaia Sul de Minas. A Sicoob Credivar é patrocinadora do evento.
Serviço