O dono de uma distribuidora de bebidas foi preso após uma fiscalização deflagrada nesta quarta-feira (12/11), em Três Pontas, durante a Operação Baco: Adegas do Crime, realizada pela Receita Federal, Polícia Militar, Vigilância Sanitária e Instituto Mineiro de Agropecuária.
Segundo a Receita Federal, durante a operação, foram apreendidos 43 unidades de cigarros eletrônicos e 6 unidades de essências no estabelecimento. A comercialização, importação e propaganda de qualquer dispositivo eletrônico para fumar é proibida no Brasil desde 2009 pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), configurando crime de contrabando.
A Operação Baco: Adegas do Crime tem como finalidade prevenir e reprimir a fabricação, distribuição e venda de bebidas alcoólicas que sejam falsificadas, adulteradas ou contrabandeadas em todo o estado de Minas Gerais. As equipes da Receita Federal atuam especificamente na fiscalização de locais suspeitos de envolvimento com sonegação fiscal e comércio de produtos ilegais ou importados de forma irregular, cumprindo sua missão de administrar o sistema tributário e aduaneiro.
Ainda conforme a Receita Federal, a fiscalização é contínua e conta com o apoio das instituições mencionadas, visando o bem-estar econômico e social, combatendo o contrabando e o descaminho no estado.