O Corpo de Bombeiros participou da Operação BACO – Adegas do Crime, realizada nesta quarta-feira (12/11), em Poços de Caldas. O objetivo principal da operação é coibir a fabricação, distribuição e comercialização de bebidas alcoólicas falsificadas, adulteradas ou contrabandeadas em todo o estado. A ação visa proteger o consumidor e combater práticas ilícitas.
A equipe do Serviço de Segurança Contra Incêndio e Pânico da 1ª Companhia Independente do CBMMG integrou a operação conjunta, que envolveu também a Polícia Militar, a Receita Federal e a Vigilância Sanitária. As equipes fiscalizaram seis estabelecimentos comerciais no município.
Durante as fiscalizações, foram instaurados quatro processos administrativos fiscalizatórios, que podem levar a penalidades caso as exigências normativas não sejam cumpridas dentro do prazo regulamentar.
A corporação destacou a modernização de seus procedimentos por meio do sistema Infoscip-Fiscalização. Essa ferramenta permite a tramitação digital das fiscalizações, garantindo mais transparência e agilidade aos responsáveis técnicos e autuados. Além disso, o sistema automatiza o controle dos prazos de adequação, otimizando o acompanhamento das medidas corretivas.
A Operação BACO continua sendo executada em outras regiões do estado, fruto do empenho conjunto das instituições no combate ao crime.