PUBLICIDADE
Notícias | Cidades

Varginha contabiliza os prejuízos após temporal que atingiu a cidade neste sábado

Por Da redação | 16/11/2025 - 13:29:54
(Foto: Reprodução/Redes Sociais)

Varginha iniciou este domingo (16/11) avaliando os prejuízos causados por um intenso temporal que atingiu a cidade no início da noite de sábado (15/11). A chuva, que durou mais de cinco horas, foi acompanhada por ventos fortes e descargas elétricas, causando o transbordamento de córregos e ribeirões em diversos pontos da área urbana.

O volume de água foi classificado como atípico para a região. Segundo Renato Paiva, presidente da Credivar, choveu 80 milímetros em um período de três horas e meia, um volume "que não se via em Varginha há muitos anos". A Prefeitura de Varginha informou que a precipitação foi superior à capacidade de escoamento das bocas de lobo.
Em decorrência dos alagamentos, diversas ruas e avenidas foram inundadas e famílias tiveram suas casas invadidas pela água, precisando ser retiradas. A Defesa Civil informou que os imóveis afetados foram condenados devido ao risco de queda.
O prefeito Leonardo Ciacci acompanha as vistorias das equipes da Secretaria de Obras desde a noite de sábado (15/11). Ele afirmou que "estamos tomando todas as providências necessárias" e lamentou os estragos, mencionando que os ribeirões transbordaram "embora estivessem limpos e capinados".
O Corpo de Bombeiros informou que, em 24 horas, foram registradas 27 ocorrências, das quais 15 estavam diretamente relacionadas ao temporal. Os registros incluem pontos de alagamento, quedas de árvores, perigo de desabamento e vistorias para avaliação de risco estrutural em residências.
Segundo a Cemig, não há registros de grandes blocos desligados, mas ainda existem faltas de energia de forma "pulverizada", atingindo clientes individuais ou pequenos grupos. A previsão é que o serviço seja normalizado ao longo deste domingo (16/11).

Principais pontos afetados

Diversas áreas da cidade registraram danos significativos:
Região da Avenida Plínio Salgado: Foi uma das mais afetadas, com água invadindo estabelecimentos comerciais e arrastando carros. Na Avenida Dr. Amir Reis, que dá acesso à via, pelo menos quatro veículos foram arrastados pela enxurrada; um modelo HB20 chegou a ficar com as rodas para cima.
Vila Barcelona, Vila Belmiro e Santa Maria: O transbordamento de um córrego provocou inundações nas ruas Roma, Clotilde de Morais e Batistinha, além da Avenida Miguel Alves. Um carro caiu no ribeirão durante a chuva, mas o Corpo de Bombeiros confirmou que não havia ninguém no veículo. Na Vila Barcelona, uma casa teve todos os móveis destruídos pela água e foi condenada pela Defesa Civil, segundo um parente da moradora.
Região do Mercado do Produtor: O ribeirão Santana transbordou. O alagamento na Avenida Doutor José Biscaro foi intensificado pelo volume de água vindo do Bairro Santa Maria e de enxurradas de outras vias. Veículos ficaram parcialmente submersos e casas foram invadidas.
Outras ocorrências: No bairro Campos Elísios, uma casa foi invadida pela água, o que "deixou um rastro de sujeira e destruição". No bairro Santana, na Avenida Celina Ottoni, o muro de um estacionamento caiu.
A Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Varginha deve divulgar um relatório completo dos estragos nesta segunda-feira (17/11).
 

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

 
PUBLICIDADE
 
Últimas notícias »
Urgente
Post patrocinado
Fiscalização
Em Pouso Alegre
+ MAIS NOTÍCIAS »
PUBLICIDADE

Home | Notícias | Expediente | Política de Privacidade | Anuncie Aqui

Varginha Online - © 2000-2023


Provedor e Parceiro Oficial
IPHosting