O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja, indicando perigo de tempestade, na manhã desta segunda-feira (17/11). O aviso abrange metade do estado de Minas Gerais, incluindo a região do Sul de Minas. Cidades como Varginha, Pouso Alegre e Poços de Caldas estão na área de risco, que vigora até as 10h de terça-feira (18/11).
Conforme o comunicado do Inmet, o alerta laranja prevê a possibilidade de chuvas intensas, com volume estimado entre 30 e 60 mm por hora, ou um acumulado diário entre 50 e 100 mm. As tempestades podem vir acompanhadas de rajadas de vento que podem atingir até 100 km/h e queda de granizo.
Nessas condições, o instituto aponta para riscos associados ao fenômeno, como corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e possibilidade de alagamentos nas áreas afetadas.
O Inmet orienta a população que, em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, devido ao risco de queda e descargas elétricas. Também é recomendado não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. O instituto aconselha ainda evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada durante as tempestades.