Uma mostra disso está espelhada na mais recente entrevista do gestor da Secretaria de Obras(?), onde conclusivamente ele acabou por responsabilizar as próprias ruas e os cidadãos pelos buracos nas ruas, só faltou culpar os matos das praças por terem crescido em local inadequado. A certa altura da citada entrevista, disse ele que solucionar o desgaste asfáltico(nome pomposo dado aos buracos) não é algo fácil e rápido de se resolver: “ esse serviço não pode ser tratado como um apaga fogo. Ele exige um certo cuidado e estudo, fazemos os reparos a medida do possível”. Note-se que ele referiu-se justamente ao que não está sendo feito, pois, os buracos, na maioria das vezes, são tapados açodadamente sem preparo nenhum e logo estão abertos novamente. Sobre o tempo, a buraqueira já dura mais de ano sem solução. E não é só isso, a fiscalização também não funciona, pois, se funcionasse não teria tanta gente mal educada fazendo massa e concreto nos leitos das ruas, ou jogando lixo incessantemente nas beiras de rodovia e terrenos baldios, inclusive. Além do mais, vale destacar que do modo como tem sido feito atualmente o serviço de tapa-buracos, ele é altamente poluente, uma vez que todo o asfalto que se desprende dos reparos inevitavelmente vai parar nos bueiros e daí no leito de rios e ribeirões.
Conversa mole à parte, por detrás de toda essa verborragia gratuita, o que muita gente já percebeu, mas, não tem coragem de falar publicamente, é que a “república dos amigos” não está funcionando: falta comando, falta quem mande fazer e quem tenha competência para realizar; falta coragem para mudar. A questão da Secretaria de Obras(?) é só a ponte do iceberg, em alguns outros tantos setores também impera o amadorismo anacrônico que emperra o desenvolvimento da cidade. Aliás, como disse um bem humorado leitor, ao referir-se à falta de eficiência da administração municipal, “Varginha é o único lugar que em time que está perdendo não se mexe”. Isso me fez lembrar também que o setor de trânsito, departamento integrante da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos(SOSUB), que também tem sido alvo de sérios questionamentos, vem sendo comandado há décadas pelo mesmo pessoal e nesse tempo nada de tão inovador foi criado. Fala-se, contudo, de um grande estudo que foi feito para encontrar soluções para o trânsito, é esperar para conferir.
Mudando de assunto. No artigo anterior quando, em passant, me referi a questão do serviço de caçambas, o fiz por que a fiscalização em relação a esse serviço é praticamente inexistente, uma vez que o que se vê pelas vias da cidade são caçambas sem a correta sinalização e o transporte de lixo misturado aos entulhos. Ambas as ocorrências ferem a lei que regulamenta o referido serviço.
Até breve.
Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter
Varginha Online - © 2000-2024