Atuando quase há três décadas na defesa da causa ambiental, seja como membro de instituições ambientais e comunitárias, ou como jornalista e escritor ou, ainda, como palestrante motivador de aprendizado e consciência, já participei de incontáveis seminários sobre educação onde o tema da preservação ambiental foi debatido. E o que perdura até os dias de hoje é que justamente nesse setor de vital importância para a formação de pessoas mais responsáveis diante do meio ambiente, é que se encontram os bolsões de resistência à educação ambiental com uma pedagogia própria.
A lei nº9.975, de 27 de abril de 1999 prevê, inclusive, no seu artigo 9º, que a educação ambiental deve ser implementada em todos os níveis de ensino, desde a educação infantil, passando pelos ensinos fundamental, médio, superior, especial, profissional até a educação de jovens e adultos. Aí fica, então, a pergunta que não quer calar, onde está a justiça com todos os seus órgãos que não fiscaliza a aplicação da Lei? Será que o analfabetismo ambiental é maior que se possa imaginar?
Para finalizar repito o que já escrevi no primeiro texto desta série: “a responsabilidade com o meio ambiente é de todos, mas, o compromisso maior é daqueles que detêm algum conhecimento, poder, coragem e competência cidadã, ferramentas necessárias para forjar uma nova consciência ecológica solidária e universal”.
Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter
Varginha Online - © 2000-2024