Calma! Não vamos confundir as coisas. Os coronavírus (CID10) são uma família de diferentes vírus, que costumam causar infecções respiratórias. O novo agente, descoberto no ano passado em Wuhan (China), é responsável por provocar a doença COVID-19.
Por conta da ampla propagação dessa doença, muitas notícias falsas e alarmantes estão surgindo. Entre elas, a de que cães e outros animais domésticos podem transmitir o COVID-19. Porém, isso NÃO é verdade!
Até o momento, a disseminação do atual coronavírus é resultado da transmissão entre seres humanos, de acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde). Ou seja, não há nenhuma evidência de que cães ou gatos possam ser infectados ou mesmo transmitir o COVID-19.
A confusão inicial ocorreu por existirem alguns coronavírus que acometem especificamente animais de estimação, como a Peritonite Infecciosa Felina (PIF) ou o Coronavírus Canino Pantrópico. Entretanto, essas infecções NÃO afetam seres humanos!
Mantenha-se calmo e informe-se por meio de fontes seguras! Nesse momento difícil, temos que espalhar informações confiáveis de maneira responsável