PUBLICIDADE

Coluna | Bem Viver
Isabela Silva
isa0nutri@gmail.com
Nutricionista formada pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Atualmente cursa mestrado na mesma Instituição. CRN9 23222/P
 
Benefícios da linhaça
01/05/2020
 
A linhaça é uma semente de origem asiática e é considerada um alimento funcional, pois possui substâncias que são benéficas à saúde, além das suas funções nutricionais básicas. É um alimento rico em fibras, que ajudam na saúde intestinal e no controle da glicemia e do colesterol; e gorduras insaturadas, que também auxiliam na melhora do perfil lipídico, ou seja, são capazes de auxiliar na melhora do colesterol sanguíneo.

Além disso, estudos apontam que a linhaça possui ação fitohormonal e antioxidante, apresentando um efeito protetor contra a osteoporose e o câncer de mama. Estudos realizados com animais comprovaram a eficácia da linhaça na redução, tanto na quantidade quanto no tamanho, de tumores. Porém, poucos trabalhos ainda foram realizados em humanos para comprovar tal efeito protetor no nosso organismo.

Para que possamos absorver o ômega-3 presente na linhaça, devemos comer ela crua, sem nenhum tipo de aquecimento e já triturada. Muitas pessoas têm o hábito de comprar o produto na forma de farinha, mas o ômega-3 é muito sensível à luz, ao calor e ao oxigênio. Quando se compra a farinha, possivelmente, o ômega-3 ali presente já sofreu oxidação e não desempenhará seu papel no organismo. 

Nossa mastigação e nossa digestão não são capazes de triturar a semente o suficiente para liberar o ômega-3, sendo necessário triturar com o auxilio de um processador ou liquidificador. O ideal é comprar a semente e triturar em casa no momento do consumo.

Tanto a semente quanto a farinha, podem ser consumidas salpicadas em cima de frutas picadas, em saladas, iogurtes e em vitaminas.

 
 
Últimos artigos deste colunista
23/07/2021
08/07/2021
25/06/2021
11/06/2021
« ver todos
 
KTO

Varginha Online - © 2000-2024


Provedor e Parceiro Oficial
IPHosting