PUBLICIDADE

Coluna | Bem Viver
Isabela Silva
isa0nutri@gmail.com
Nutricionista formada pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Atualmente cursa mestrado na mesma Instituição. CRN9 23222/P
 
Peso x composição corporal
11/06/2021
 
PUBLICIDADE

É muito comum, principalmente no emagrecimento, vermos a preocupação e a tensão das pessoas com os números na balança, mas o peso corporal não é indicativo de saúde e nem de emagrecimento saudável, é apenas um número.

Para analisarmos o processo de emagrecimento ou hipertrofia utilizamos a composição corporal, pois ela demonstra a quantidade de massa magra e de gordura corporal, e através de um acompanhamento nutricional podemos observar a evolução de cada paciente.

Há diversos métodos de análise da composição corporal, mas os mais utilizados na prática clínica são a aferição das pregas cutâneas através do adipômetro e análise através da bioimpedância. A composição corporal varia de acordo com o gênero e idade, por exemplo, então para cada pessoa temos um valor de referência para a quantidade de gordura e massa magra.

Então antes de se preocupar com o peso indicado na balança, faça um acompanhamento da sua composição corporal, pois muitas vezes o peso na balança não sofre alteração, mas ao avaliarmos a composição corporal notamos uma perda de gordura e ganho de massa muscular. Além disso, vale lembrar que o peso corporal pode variar se a pessoa apresentar um quadro de retenção hídrica ou constipação, por isso os números na balança não são indicativos de saúde nem de qualidade de vida.

 
PUBLICIDADE
 
 
Últimos artigos deste colunista
23/07/2021
08/07/2021
25/06/2021
11/06/2021
« ver todos
 
KTO

Varginha Online - © 2000-2024


Provedor e Parceiro Oficial
IPHosting