Ler e compreender as informações em um rótulo de alimentos não é uma atividade muito frequente, porém é essencial para uma escolha mais adequada e saudável. Na hora da compra, muitos consumidores não sabem diferenciar um produto diet de um light. É comum pensarmos que o alimento diet não possui açúcar e que o light não tem gordura, mas não é bem assim.
O termo diet é usado para fins especiais, ou seja, para pessoas com condições específicas, como os diabéticos e os hipertensos. Diet representa a ausência de algum nutriente ou ingrediente na formulação do alimento e geralmente esse ingrediente é substituído por outro. Por exemplo: uma geleia diet ou “zero açúcar” não contém açúcar na sua formulação, mas quando olhamos o rótulo, percebemos que o açúcar foi substituído por vários adoçantes para que o produto não perca o sabor doce.
Já o termo light significa que o produto/alimento possui algum nutriente ou ingrediente em quantidade reduzida, seja essa redução no valor energético, na quantidade de açúcares, gorduras ou sódio. Por exemplo: uma maionese light, quando comparada à uma maionese tradicional, pode ter calorias reduzidas ou menor quantidade de sódio. Para sabermos qual ingrediente fez esse produto ser light devemos olhar o rótulo.
Destaca-se a importância do conhecimento sobre as informações que constam nos rótulos dos alimentos, principalmente para pessoas portadoras de diabetes, pressão alta, problemas de colesterol e também para pessoas que necessitam de uma ingestão calórica reduzida.