A aveia é um cereal rico em diversos nutrientes e em fibras e, além de desempenhar papel fundamental na saúde intestinal, é capaz de auxiliar na redução do colesterol e da glicose sanguíneos e atuar na prevenção de câncer intestinal. Ela é considerada um alimento funcional, pois além da sua função nutritiva básica, ela possui outras funções benéficas para a saúde.
Em geral, as fibras solúveis tornam a digestão mais lenta, deixando-nos saciado por mais tempo, além disso, elas se envolvem com os nutrientes no trato digestório e evita que haja uma elevação de glicose no sangue após as refeições. A beta-glucana é a fibra responsável pela alegação de funcionalidade da aveia já que ela diminui a absorção de colesterol e glicose, com isso, desempenha papel fundamental na saúde cardiovascular e na manutenção da glicemia.
Além da beta-glucana, os prebióticos (que são fibras solúveis) são fermentados no nosso intestino pelos probióticos (bactérias benéficas), servindo como substrato energético para o seu crescimento, ou seja, os probióticos se “alimentam” dos prebióticos e diminuem a ação de microrganismos maléficos ao nosso organismo.
De acordo com a legislação brasileira, na embalagem da aveia é permitido conter a alegação de propriedade funcional, desempenhada pela beta-glucana, na redução do colesterol, porém, diversos estudos já comprovaram outros benefícios para a saúde.