No fim de ano é comum comer com exageros, sentir-se culpado e “correr atrás do prejuízo” aumentando a intensidade ou frequência de exercícios físicos. A alimentação nessa época do ano foge do padrão cotidiano e é composta por diversas preparações deliciosas, mas também calóricas e gordurosas.
O ideal, no fim de ano e em qualquer época, é evitar exageros. Não é necessário deixar de comer o que você gosta, mas prefira comer de maneira consciente e com moderação para que não haja exageros e você não sinta culpa posteriormente.
Outro hábito que é comum e também deve ser evitado, por não ser saudável, é ficar sem comer durante o dia todo para comer em dobro a noite. O recomendado nas festas de fim de ano é manter sua alimentação o mais próximo possível do que você já está acostumado e fazer suas refeições ao longo do dia como de costume.
Na cozinha, prefira usar temperos naturais ao invés dos temperos prontos e industrializados, evite consumir bebidas alcoólicas em excesso, mantenha sua ingestão hídrica adequada e viva o fim de ano sem culpa, pois a culpa piora a qualidade da alimentação e aumenta as chances de se ter episódios de comer transtornado ou comer com compulsão.
Bom fim de ano a todos!