PUBLICIDADE

Coluna | Bem Viver
Isabela Silva
isa0nutri@gmail.com
Nutricionista formada pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Atualmente cursa mestrado na mesma Instituição. CRN9 23222/P
 
Hidratação adequada
05/02/2021
 
PUBLICIDADE

Aproximadamente 70% do nosso organismo é composto por água e ela ajuda a regular a temperatura corporal e o funcionamento dos nossos órgãos, elimina toxinas, auxilia na lubrificação das mucosas e transporta nutrientes pelo nosso corpo. A recomendação de ingestão hídrica é de 35 mililitros (ml) por quilo de peso, ou seja, um adulto de 70 quilos deveria ingerir, aproximadamente, 2,5 litros de água por dia. Para facilitar, também recomenda-se a ingestão de no mínimo 2 litros por dia. Mas atenção, essa recomendação aplica-se para a ingestão de água pura e não devemos considerar a ingestão de sucos, chás ou outros líquidos.

O cuidado com a hidratação deve ser redobrado principalmente nos dias quentes, pois perdemos mais água corporal pela transpiração e o risco de desidratação é maior. Além disso, deve-se dar maior atenção para a hidratação quando há prática de atividade física, gestantes e mulheres que estão amamentando, pois a demanda hídrica é maior.

A hidratação também é extremamente importante para o bom funcionamento intestinal. É comum ouvir pessoas relatando que possuem intestino preso e, muitas das vezes, a constipação é consequência de uma baixa ingestão de água por dia. 

E como saber quando estou desidrata(o)? O primeiro sinal de que o corpo está precisando de água é a sensação de sede. Com a intensificação da desidratação vão surgindo outros sinais que indicam uma maior severidade dessa desidratação como o cansaço, dor de cabeça, mal funcionamento intestinal, tonturas e a coloração da urina.

A ingestão de água regularmente é um hábito, assim como o hábito de almoçar e/ou jantar, e esse hábito deve ser incentivado desde a infância. Então cabe aos responsáveis ficarem atentos à coloração da urina, pois quanto mais amarelada maior é o grau de desidratação, e sempre oferecer água para as crianças. Até a formação desse hábito, o ideal é oferecer água para a criança de formas diferentes e em copos e garrafas atrativas para que facilite a ingestão.
PUBLICIDADE
 
 
Últimos artigos deste colunista
23/07/2021
08/07/2021
25/06/2021
11/06/2021
« ver todos
 
KTO

Varginha Online - © 2000-2024


Provedor e Parceiro Oficial
IPHosting