PUBLICIDADE

Coluna | Bem Viver
Isabela Silva
isa0nutri@gmail.com
Nutricionista formada pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Atualmente cursa mestrado na mesma Instituição. CRN9 23222/P
 
Estresse e ganho de peso
28/05/2021
 
PUBLICIDADE

Acredito que muitos não saibam, mas o estresse e o ganho de peso estão fortemente relacionados. Quando estamos tensos ou nervosos, nosso corpo libera cortisol, hormônio capaz de desregular o controle do apetite e aumentar o armazenamento de gordura corporal, gerando um ganho de peso.

O cortisol é um hormônio essencial na redução de processos inflamatórios, contribuindo para o bom desempenho do sistema imune e regulação da pressão arterial. Porém, quando seu aumento é frequente, além de gerar a desregulação hormonal descrita acima, também impacta a qualidade do sono e é muito comum termos vontade de comer alimentos mais calóricos, como doces, em dias estressantes e se isso faz parte da sua rotina podemos ter mais dificuldade no emagrecimento.

Se o estresse é algo comum na sua vida, o primeiro passo é observar a influência dele na sua vida e, principalmente, na sua alimentação para que não tenhamos distúrbios de comportamento alimentar. Outro passo fundamental é procurar auxílio de profissionais capacitados para te orientarem em relação à alimentação e à sua saúde mental para diminuir episódios de desequilíbrio emocional e a visão de “recompensa” na comida.

A atividade física também auxilia na redução do estresse, pois além do gasto calórico, liberamos o hormônio serotonina, responsável por trazer sensação de bem-estar regulando o humor, o apetite e o sono.

 
PUBLICIDADE
 
 
Últimos artigos deste colunista
23/07/2021
08/07/2021
25/06/2021
11/06/2021
« ver todos
 
KTO

Varginha Online - © 2000-2024


Provedor e Parceiro Oficial
IPHosting