PUBLICIDADE

Coluna | Metanoia
Luiz Cláudio Borges
pastor@luizclaudioborges.com.br
É casado com Aline Borges, é pai de Luiz Otávio, Leonardo, Lucas e Yasmin; possui graduação em Direito pela Faculdade de Direito de Varginha (FADIVA) e Mestrado em Direito, área de concentração em "Constitucionalismo e Democracia", pela Faculdade de Direito do Sul de Minas; é advogado, palestrante, e profissional Coach certificado pela SLAC - Sociedade Latino Americana de Coaching, PCA - Professional Coaching Alliance, EMCC - European Mentoring & Coaching Council, IAC - International Association of Coaching e Association for Coaching; Analista de Perfil Comportamental (DISC) certificado e credenciado pela SLAC e Atools - Soluções para recursos humanos. Converteu-se em 2005 e, atualmente, é pastor titular na Vale Church, Lavras (MG).
Site: www.luizclaudioborges.com.br
 
Seja forte e corajoso
19/05/2022
 
PUBLICIDADE

Não fui eu que lhe ordenei? Seja forte e corajoso! Não se apavore, nem se desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar".” Josué 1.9

Hoje quero compartilhar com você um dos texto que marcaram a minha vida em um dos momentos mais difíceis que já passei. O título deste artículo é “Seja forte e corajoso”.

Josué era o sucessor de Moisés. Embora ele soubesse com antecedência que seria o sucessor de Moisés (Dt 3.28), aquilo NÃO era uma missão muito fácil, até porque, a referência de liderança daquele povo era Moisés, um grande líder. 

Josué precisava de uma direção clara da parte de Deus!

Além de tomar a liderança do povo, Josué tinha outro grande desafio pela frente, conquistar a terra prometida (Canaã). Mesmo havendo essa promessa, nada estava garantido, tanto que no v. 2 de Josué 1 está escrito:

"Meu servo Moisés está morto. Agora, pois, você e todo este povo, preparem-se para atravessar o rio Jordão e entrar na terra que eu estou para dar aos israelitas.

Isso demandaria esforço, preparação, planejamento e execução.

O significado da palavra conquista é: ato ou efeito de conquistar, processo de conquistar.

Para conquistar uma casa própria; para conquistar um título em qualquer modalidade esportiva; para conquistar um excelente casamento; para conquistar um diploma acadêmico; para conquistar uma vida profissional bem-sucedida, para conquistar intimidade com Deus, para conquistar conhecimento da palavra de Deus, vai exigir um processo, uma caminho a ser seguido, vai exigir muito esforço.

É verdade que, muitas vezes precisaremos ajustar a rota. NÃO é verdade?

Sempre haverá um caminho!

É por isso que o Senhor diz a Josué:

  • “Esforça-te e tenha bom ânimo”
  • “Seja forte e corajoso”

Eu quero destacar aqui três condições que foram imprescindíveis para a conquista da terra prometida, que também podem ser aplicadas na nossa vida pessoal para 2022.

SEJA FORTE E CORAJOSO  

"Seja forte e corajoso, porque você conduzirá esse povo para herdar a terra que prometi sob juramento aos seus antepassados”. (v.6)

Observe que Deus exorta e encoraja Josué por três vezes, usando a mesma expressão (v.6, 7 e 9), “Seja forte e corajoso”.

O Senhor não está falando de vigor físico, porque isso já era uma verdade na vida daquele homem.

Josué e Calebe foram os únicos  espias que declararam que os gigantes que habitavam na terra prometida eram pão para eles, isto é, não eram nada. 

Mais adiante no livro de Josué, Calebe declara que com 80 anos ele se sentia como se estivesse com 40 anos, cheio de vigor e vitalidade.

Ao dizer “seja forte e corajoso”, Deus estava exortando e encorajando Josué em relação à sua vida emocional.

Você sabia que muitas das derrotas da nossa vida na atualidade advém da nossa fragilidade emocional. 

Hoje, os homens estão fisicamente parecidos com o Hulk, fortões, mas emocionalmente são bebês, não conseguem resolver seus problemas, seus dilemas, seus relacionamentos; estão sem identidade. O mesmo pode se dizer em relação às mulheres.

Josué sabia que os desafios seriam enormes, o primeiro deles era Jericó, uma cidade completamente fortificada. Humanamente falando era intransponível. Josué como líder precisaria de inteligência emocional para digerir bem o desafio e transmitir confiança ao povo.

Deus sabendo disso, exorta e encoraja aquele homem a ser forte e corajoso.

Mas, o que é ser forte e corajoso?

Ser forte significa estar capacitado para cumprir integralmente uma tarefa. Deus estava falando de uma fortaleza interior que Josué precisava adquirir. 

Moisés tinha sido um homem forte, não sedia diante da pressão daquele povo.  Mas Deus queria que Josué tivesse sua própria fortaleza, sua própria experiência como líder, que aprendesse diretamente com Deus e desenvolvesse os seus valores.

Ser corajoso é ter capacidade de resistência. Os corajosos olham a batalha com determinação, veem uma dificuldade, mas não esmorecem. 

Essa força e essa coragem vem do Senhor. Somente o Senhor pode nos capacitar interiormente para os desafios da vida. Não são os cursos, faculdades, horas de ensino que nos darão isso. Somente Deus.

O Senhor nos ensina a controlar nossas emoções. Em Provérbios 16.32 diz:

“Muito melhor é o homem paciente que o guerreiro, mais vale controlar as emoções e os ímpetos do que conquistar toda uma cidade!”

“E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os seus corações e as suas mentes em Cristo Jesus”. Filipenses 4:7

OBEDEÇA à PALAVRA DE DEUS

“... Tenha o cuidado de obedecer a toda a lei que o meu servo Moisés lhe ordenou; não se desvie dela, nem para a direita nem para a esquerda, para que você seja bem-sucedido por onde quer que andar”. (v.7)

Isso fala de uma obediência absoluta e não parcial (não se desvie dela nem para a direita, nem para a esquerda).

Deus falou a Josué de uma forma muito clara, e está falando para nós hoje.

Josué entendia que o sucesso de sua missão (entrar na terra prometida) dependia da sua obediência à palavra de Deus. Ele tinha exemplo da própria família que sucumbiu (morreu) no deserto por desobediência e murmuração.

ANOTE ISSO:

“O sucesso para uma vida bem-sucedida, depende da nossa obediência à palavra”.

Sede praticantes da Palavra e não simplesmente ouvintes, iludindo a vós mesmos”. (Tg 1.22)

Contudo, Samuel declarou: “Agrada-se mais a Yahweh com holocaustos e sacrifícios do que com a sincera obediência à sua Palavra? De modo algum, a obediência é melhor do que o sacrifício, e a submissão do coração mais do que a gordura dos carneiros”. (1 Samuel 15.22)

“Se vós me amais, obedecereis aos meus mandamentos”. (João 14.15)

Agora grave isso!

Aqueles que não obedecem a Palavra de Deus são considerados rebeldes, e a rebeldia é como o próprio pecado da feitiçaria, como está registrado em 1 Samuel 15.23, veja:

“Porquanto a rebeldia é como o próprio pecado da feitiçaria, e a arrogância como o mal da idolatria! Porque rejeitaste a Palavra de Yahweh, Ele também o rejeitou como rei do seu povo!”

Josué foi obediente à Palavra de Deus, por isso, conquistou a terra prometida!

Se quisermos ser bem-sucedidos, se quisermos conquistar as promessas que Deus tem para nós; se quisermos viver um 2022 diferente do ano de 2021, PRECISAMOS obedecer a Palavra!

Simples assim!

E para obedecer é necessário ter uma cultura de leitura e meditação da Palavra, conforme também estabelece o Senhor em Josué 1.8, veja:

“Não deixe de falar as palavras deste Livro da Lei e de meditar nelas de dia e de noite, para que você cumpra fielmente tudo o que nele está escrito. Só então os seus caminhos prosperarão e você será bem-sucedido”.

Amém!?

NÃO SE APAVORE E NEM SE DESANIME

 “ Não fui eu que lhe ordenei? Seja forte e corajoso! Não se apavore, nem se desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar".” (v.9b)

Quem  em algum momento da vida pensou em desistir de alguma coisa:

  • Desistir de alguma tarefa que lhes foi confiada
  • Desistir da família
  • Desistir da profissão
  • Desistir das pessoas
  • Desistir de Deus
  • Desistir da vida

Isso é natural, somos seres humanos, temos alma!

Muitas vezes, posso ser forte e corajoso, mas posso ter o péssimo hábito de desistir das coisas.

Deus disse a Josué: “Seja forte e corajoso, não tenha medo e nem desanime”.

Em síntese, Deus está falando: “NÃO SE PREOCUPE E NÃO DESISTA”.

Nas escrituras vamos encontrar incontáveis textos onde Deus nos encoraja a não desistir, a não desanimar, a não ter medo, veja:

“Por isso não temas, porque estou contigo; não te assustes, porque sou o teu Deus; Eu te fortaleço, ajudo e sustento com a mão direita da minha justiça”. (Isaías 41.10)

“Portanto, meus amados irmãos, permanecei firmes e que absolutamente nada vos abale. Dedicai-vos, dia após dia, à obra do Senhor, plenamente conscientes de que no Senhor, todo o vosso trabalho jamais será improdutivo”.  (1 Co 15.48)

O Senhor estava fortalecendo o coração de Josué para cumprir aquela grandiosa missão. 

O livro de Josué nos mostra que o primeiro desafio que foi Jericó foi um sucesso, e assim por diante até a conquista de toda terra prometida.

PARA NÓS!

Não tenho dúvida de que Deus também permitirá que alcancemos vitória em 2022.

Deus permitirá que conquistemos todas as promessas já liberadas sobre nós.

Mas, é necessário:

  • Ser forte e corajoso
  • Obedecer a Palavra de Deus
  • Não temer e não desanimar

O Senhor quer trabalhar a nossa mentalidade, isso fica claro na vida de Josué.

Ele era homem de guerra, homem de execução, mas não tinha experiência em liderança e estratégias. Para desempenhar essa nova função ele deveria seguir um caminho, principalmente de fortalecimento da mente, não estou dizendo fé, porque fé ele tinha.

Deus queria mostrar a ele que independentemente das circunstância, as emoções precisam estar equilibradas e isso, é fortalecido na Palavra, porque é a palavra que diz quais são as promessas de Deus para nós.

O apóstolo Paulo sabia disso, por isso que, mesmo diante das situações contrárias, sua mente estava blindada, veja:

“Sofremos pressões de todos os lados, contudo, não estamos arrasados; ficamos perplexos com os acontecimentos, mas não perdemos a esperança;  somos perseguidos, mas jamais desamparados; abatidos, mas não destruídos” 2 Co 4.8-9

Amém!?

Não sei como está sendo o ano de 2022 para você até agora. Se não estiver bom ainda há tempo de corrigir a rota e aplicar os princípios acima ensinados. Viva o melhor de Deus para sua vida!

Você sabe o que você semeou até agora e o que você certamente irá colher.

O tempo é de tomar posse disso e crer na conquista.

Ser forte e corajoso!

Obedeça a Palavra de Deus!

Não tema e não desanime!

Amém!?

Até mais!!!
PUBLICIDADE
 
 
Últimos artigos deste colunista
26/05/2022
19/05/2022
10/05/2022
« ver todos
 
KTO

Varginha Online - © 2000-2024


Provedor e Parceiro Oficial
IPHosting