Introduzindo; Vereador que sabe o que faz; Antes nunca do que tarde; Eu bebo sim...; Tretas em Hong Kong
Introduzindo
"Quem não gosta de política, é comandado por quem gosta". Essa célebre frase mostra que existem pessoas que se importam com o tema, e outras que não estão nem aí se foi um mercadinho ou uma padaria que foram eleitos. Mas, para pessoas que gostam e se importam com os rumos que a sociedade vai tomar depois das eleições, é importante analisar os cenários e atores desse sistema chamado democracia. Mesmo tendo "DEMO" no nome, não é pra se assustar. Sai coisa boa desse trem. Como dizia um conhecido meu: "a democracia é o pior regime que existe, excluindo-se todos os outros". Nessa coluna vamos analisar com alegria e bom humor o cotidiano político local, regional e nacional.
Vereador que sabe o que faz
Na cidade de Fernandópolis, SP, o vereador Cidinho do Paraíso (PTB) fez uma indicação ao Executivo, pedindo que fossem instalados aparelhos de ar condicionado nos postes de toda a cidade. O objetivo, segundo o calorento vereador, é "deixar o ambiente público em temperaturas agradáveis e criar uma sensação de conforto térmico para os pedestres". O parlamentar se baseou em experiência parecida no Catar. Seus eleitores, quando leram a indicação gritaram: "Vai se Catar"!!
Antes nunca do que tarde
Assistindo a reunião da Câmara de Varginha, podemos observar que há um intérprete de libras. Isso se chama inclusão. Quando você vai pessoalmente na Câmara, se depara com uma escadaria imensa. Alguém que esteja em uma cadeira de rodas, não consegue subir para acompanhar uma reunião ao vivo. Isso se chama desinclusão. Conclusão: estamos sem uma solução. Que desilusão. O jeito é a reclusão.
Eu bebo sim...
Fernando Peitola (MDB), vereador no Guarujá, no litoral de São Paulo, foi flagrado em vídeo durante uma sessão solene na Câmara do município, dizendo que estava bêbado. Em sua defesa, disse que "queimou a largada" porque estava feliz e precisou comemorar. Segundo interlocutores, ele está preparando um projeto de lei de nome "Minha Casa Minha Pinga" a ser apresentada na próxima reunião ordinária.
Tretas em Hong Kong
Marquinho da Cooperativa andou cooperando, digo, postando um vídeo nas redes sociais falando uns trem aí e foi notificado pela Câmara de que ele não podia tê-lo feito. Aí deu ruim. Ele disse que tem direito de falar, que ele é um fiscalizador, que tem 7 anos de mandato e tal. Falou que vai fazer requerimento pedindo valor das viagens dos vereadores, diárias de hotel e todas as notas fiscais dos gastos. Aí quero ver eles não cooperarem.