Após ser liberado pelo médico para fazer exercício físico, é hora de procurar um professor de Educação Física, que vai prescrever uma atividade física ideal para você. Essa atividade física precisa ser prazerosa e que a pessoa goste de fazer, pois senão depois de algum tempo ela irá abandonar. O professor também fará uma avaliação física para saber qual é o nível de condicionamento físico atual da pessoa para poder prescrever uma atividade física adequada para ela. A partir dessas informações sobre seu condicionamento físico atual, o professor vai prescrever a intensidade ideal, o ritmo e a duração do exercício.
É preciso conscientizar que nós não somos atletas que treinam o dia inteiro visando uma alta performance para obter recordes. Nós somos cidadãos comuns que fazemos exercícios para melhorar nossa saúde e qualidade de vida. Portanto, para que a pessoa possa ter benefícios com o exercício, ele deve ser regular, deve ser feito pelo menos 4 vezes por semana. Não precisamos atingir a performance máxima, e sim a performance ótima para nossa saúde. Precisamos entender que, assim como a pessoa toma banho todo dia, escova dentes, alimenta e bebe água sempre, com o exercício é a mesma coisa, deve-se fazer quase todo dia.
Com o exercício físico regular, a pessoa adquire muitos benefícios, como:
- a diminuição da freqüência cardíaca em repouso. Por exemplo, se a freqüência cardíaca de repouso de uma pessoa sedentária é de 80 batimentos por minuto, a freqüência cardíaca de repouso de uma pessoa que pratica atividade física regular poderá ser por volta de 60 batimentos por minuto ou menos ainda. Isso significa que seu coração está forte e com cavidades maiores, principalmente o ventrículo esquerdo.
- a diminuição da gordura corporal, evitando a obesidade e as doenças decorrentes dela.
- a manutenção da pressão arterial em níveis normais (120/80 mmHg).
- a prevenção da arteriosclerose, que pode levar a um infarto do miocárdio.
- o aumento do bom colesterol (HDL), visto que um exercício aeróbio de média duração (acima de 20 minutos) aumenta a quantidade de HDL no nosso organismo.
- o aumento da resistência cardiovascular, onde você conseguirá fazer exercícios por mais tempo, evitando que o cansaço e a fadiga muscular interrompam o exercício.
- aumento da força muscular, provocando um fortalecimento muscular, que faz com que os músculos suportem todo o esforço, e evitam sobrecarregar as articulações, levando a lesões articulares. A perda de força muscular faz com que a pessoa, quando fica mais idosa, comece a ter dificuldade em atividades simples como o caminhar e o levantar, com isso, ela aumenta o risco de quedas e lesões decorrentes desse enfraquecimento muscular.
- o aumento da flexibilidade, que é a amplitude de cada articulação. Com isso, a pessoa ficará mais flexível, evitando ficar com o corpo duro, prejudicando nossos movimentos simples do dia a dia, como abaixar para amarrar o sapato.
- evitar o osteoporose, que é a perda de massa óssea que acontece com o tempo. O exercício promove o aumento dos osteoblastos, que são células responsáveis pela produção de massa óssea, portanto, evitando a osteoporose.
- a melhora do humor e da disposição para fazer as atividades diárias, pois o exercício físico promove um aumento de substancias químicas, como as endorfinas, que dão uma sensação de bem estar, prazer e euforia, e esse efeito dura até 4 horas após o exercício.
Para que se tenha uma melhora no condicionamento físico, a pessoa precisa combinar três tipos de exercícios: de resistência aeróbia, de força e de flexibilidade.
Os exercícios de resistência aeróbia são exercícios de média e longa duração, de baixa e média intensidade, como a caminhada, a corrida, o ciclismo, a natação.
Os exercícios de força são exercícios onde a pessoa irá carregar o peso do próprio corpo ou levantar pesos extras, como numa aula de ginástica localizada ou de musculação. Esses exercícios vão trazer um beneficio grande, pois uma musculatura forte ajudará na manutenção da postura corporal correta e manterá a facilidade para se movimentar regularmente.
Os exercícios de flexibilidade vão ajudar no aumento ou na manutenção da flexibilidade do corpo, ou seja, no aumento da amplitude dos movimentos. Eles podem ser estáticos, sem movimento, ou dinâmicos, com movimentos nas articulações.
Os esportes e jogos também são bons exercícios para melhorar nossa saúde e qualidade de vida, pois eles trabalham com a socialização, com a interação entre as pessoas, aumentando nossas relações sociais e promovendo um momento de descontração depois dos nossos afazeres diários.
Portanto, para se exercitar corretamente, é importante, passar por uma avaliação medica primeiro, depois buscar um profissional de Educação Física graduado e registrado no Conselho Regional de Educação Física para prescrever o exercício físico ideal para você. Ele deve ser graduado, pois só ele terá o conhecimento técnico e cientifico sobre a prescrição de exercício físico e registrado no CREF, pois senão ele estará no exercício ilegal da profissão.
E faça exercício físico regular, pelo menos quatro vezes por semana. O ideal é combinar três vezes por semana com exercícios de resistência, e duas vezes por semana com exercícios de força. Somente assim, o exercício poderá trazer benefícios para sua saúde e melhorar sua qualidade de vida.
Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter
Varginha Online - © 2000-2024