A Central de Serviços Meu INSS, lançada ano passado, está em constante evolução para melhorar seu acesso pelos cidadãos. Nesse sentido, realizou uma mudança na geração da senha: agora não é mais preciso usar um caractere especial (&*¨%$#@). A senha necessita ter nove dígitos e, pelo menos, uma letra maiúscula, outra minúscula e um número.
Outras melhorias estão sendo realizadas para simplificar o cadastro no Meu INSS, que já tem mais de sete milhões de usuários cadastrados. Pela ferramenta, o cidadão pode acompanhar o andamento do seu pedido sem sair de casa, consultar extratos e ter acesso a vários serviços do INSS. O aplicativo do Meu INSS também está disponível para celulares smartphones.
Evolução - Desde o início do ano, os links Salário Maternidade e Aposentadoria por Idade entraram no Meu INSS. É importante destacar que ao solicitar um desses benefícios, o sistema realiza uma busca para saber se ele já pode ser concedido automaticamente. Se não for possível, o sistema irá direcionar o cidadão para agendar atendimento presencial.
A Simulação do Tempo de Contribuição (popularmente conhecida como calculadora do INSS) também entrou no Meu INSS esse ano. A ferramenta calcula quanto tempo falta para se aposentar por meio de uma busca automática das informações do segurado nos sistemas do INSS.
Dúvida? - Ao fazer o cadastro, é bom ter em mãos documentos e Carteira de Trabalho, pois algumas perguntas são realizadas para conferir a identidade do usuário, tais como datas de recebimento de benefícios ou de realização de contribuições, nomes de empresas onde trabalhou e valores recebidos.
Se errar mais de uma pergunta, o segurado pode aguardar 24 horas para tentar novamente ou ligar para o 135 e, em último caso, ir à agência do INSS.
A senha de acesso ao Meu INSS também pode ser conseguida diretamente no banco. Itaú, Banco do Brasil e Banco Mercantil já oferecem a possibilidade aos seus clientes, por meio do menu ‘Previdência’. Em breve, outras instituições bancárias também disponibilizarão o serviço.