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Coluna | INSS & Você
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Este espaço é para falar de assuntos relativos à Previdência Social. Aqui, vamos informar sobre os benefícios previdenciários disponíveis à população, assim como a importância de se filiar ao Regime Geral de Previdência Social e manter suas contribuições em dia.
 
Segurado do INSS: Extrato de Imposto de Renda está disponível na internet
25/03/2025
 

Os beneficiários do INSS, que precisam declarar à Receita Federal do Brasil, podem obter o Extrato de Rendimentos de forma rápida, através do Meu INSS. O Extrato de Imposto de Renda traz os rendimentos pagos anualmente pelo INSS, assim como os valores retidos, e é necessário no momento do preenchimento da declaração.

Deve declarar o Imposto de Renda, dentre outros critérios, quem recebeu rendimentos tributáveis cuja soma foi superior a R$33.888 em 2024 e quem tinha bens acima de R$800mil, por exemplo.

Estão isentos de declarar aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios pagos pelo INSS, que receberam até R$ 2.824 (dois salários mínimos) por mês, no ano passado.

É importante reforçar que o segurado não precisa comparecer a uma Agência do INSS para conseguir seu extrato, uma vez que o documento pode ser baixado diretamente pela internet. Basta acessar o Meu INSS, disponível como site no endereço gov.br/meuinss ou como aplicativo para celular. Após fazer o login, com uso de senha, digite “Extrato de Imposto de Renda”, na barra “Do que você precisa?”.

Em seguida, aparecerão o ano calendário (para 2025, o ano calendário é 2024) e os dados relativos ao benefício pago pelo INSS. Clique em cima das informações do segurado e a próxima tela já trará os dados relativos ao extrato. No final da página, irá aparecer a opção para baixar o documento em formato PDF, que pode ser impresso, caso seja necessário.

Também é necessário destacar que os beneficiários que tiveram retenção de Imposto de Renda, no benefício pago pelo INSS, em 2024, podem retirar o Extrato de Rendimentos no banco onde é pago o benefício.

Agências

Além do Meu INSS, o Extrato de Imposto de Renda pode ser retirado em uma unidade do INSS. Para isso, é necessário fazer o agendamento através da Central 135.

Quando se tratar de solicitação de Extrato de segurado falecido, o requerente deve agendar o serviço “Atendimento Específico” e comparecer à Agência do INSS escolhida. Na data agendada, é preciso apresentar a documentação que comprove o vínculo de parentesco e a certidão de óbito do segurado.

É importante ressaltar que, em 2025, o prazo para entrega da declaração de Imposto de Renda vai até 30 de maio.

Em caso de dúvidas, ligue para a Central 135, que funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h. Ou utilize o chat da atendente virtual Helô, disponível no canto inferior direito do Meu INSS.
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