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Coluna | INSS & Você
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Este espaço é para falar de assuntos relativos à Previdência Social. Aqui, vamos informar sobre os benefícios previdenciários disponíveis à população, assim como a importância de se filiar ao Regime Geral de Previdência Social e manter suas contribuições em dia.
 
Cidadãos não precisam de intermediários para acessar serviços do INSS
22/10/2024
 
Vazamento de dados e uso indevido de documentos são alguns dos riscos que os segurados correm ao compartilhar informações

Uma aposentada da cidade de Cruzeiro (SP), que buscou ajuda de um estabelecimento comercial para acessar o Portal Meu INSS, apresentou na agência local do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) uma “carteirinha” que, supostamente, traria facilidades no acesso aos serviços previdenciários. A mulher disse que pagou R$ 150 à empresa para que a ajudasse a trocar a senha provisória, usada no Meu INSS, por uma senha definitiva.

Diante desse tipo de situação, o INSS reitera que todos os seus serviços são gratuitos e podem ser acessados diretamente pelo cidadão, sem o uso de intermediários. O aplicativo e site Meu INSS estão disponíveis nas lojas de aplicativos para celulares com sistema Android e iOS. Também é possível acessá-lo pelo site gov.br/meuinss.

Toda atenção é necessária

O INSS faz um alerta: o uso de intermediários pode colocar em risco a segurança de dados e documentos da pessoa que busca esse tipo de serviço. As informações podem ser usadas, por exemplo, para abrir contas e obter empréstimos, entre outras ações prejudiciais.

Importante destacar que a senha usada no Meu INSS é a mesma da conta gov.br, que dá acesso a serviços de órgãos públicos federais, estaduais e municipais, como Receita Federal, Detran, Procon e Justiça Eleitoral. Ou seja, com essa senha, golpistas podem acessar dados diversos do cidadão.

Na realidade, a senha da conta gov.br deve ser tratada com muito cuidado, tanto quanto a senha bancária, que não deve ser repassada a terceiros. Devemos destacar que profissionais ou empresas que prestam serviços relacionados ao INSS não representam o Instituto nem fazem parte do quadro de pessoal da instituição.

Canais oficiais de atendimento

Os segurados e beneficiários têm quatro opções oficiais para acessar gratuitamente e com segurança os serviços do INSS:

Meu INSS: principal canal de atendimento, disponível pela internet como aplicativo para celulares e na web;

Central 135: oferece atendimento por telefone, com a possibilidade de esclarecer dúvidas com atendentes capacitados, de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h;

Parceiros por ACT: são entidades, governamentais ou não, que têm parceria firmada com o INSS por Acordo de Cooperação Técnica (ACT), com autorização para atender os cidadãos que buscam os serviços previdenciários. Os endereços e horários de atendimento estão disponíveis no site do INSS. Alguns exemplos de ACT são Prefeituras e Sindicatos;

Agências da Previdência Social: oferecem atendimento presencial, em geral mediante agendamento prévio pelo telefone 135 ou pelo Meu INSS. É possível consultar o endereço e o horário de atendimento de cada unidade pelo Meu INSS, clicando em “Encontre uma Agência”, sem precisar fazer login no sistema.
 
 
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