O beneficiário do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) deve realizar anualmente a Comprovação de Vida, junto à instituição bancária pagadora de seu pagamento. O procedimento é obrigatório para todos os beneficiários que recebem seus pagamentos por meio de conta corrente, conta poupança ou cartão magnético, inclusive para aqueles que recebem benefícios assistenciais. Em caso da não realização desse procedimento, o benefício pode ser suspenso.
É importante destacar que cada Instituição Financeira (banco pagador) trata a data para Comprovação de Vida da forma mais adequada à sua gestão: existem bancos que utilizam a data do aniversário do beneficiário, outros usam a data de aniversário do benefício e ainda há aqueles que convocam o beneficiário um mês antes do vencimento da última Comprovação de Vida realizada.
Também conhecida como Renovação de Senha ou, ainda, Fé de Vida, a comprovação é um procedimento obrigatório e visa a dar mais segurança ao cidadão e ao Estado brasileiro, evitando pagamento indevido de benefícios. No ano passado, mais de cem mil benefícios foram suspensos/cessados, gerando uma economia de R$ 1,2 bilhão de reais.
Em caso de dúvida sobre os procedimentos da Comprovação de Vida, procure sua agência bancária. Para informações sobre os benefícios do INSS e agendar atendimento, ligue para a Central 135, de segunda a sábado, de 7h às 22h, ou acesse o Portal www.inss.gov.br.