PUBLICIDADE

Coluna | INSS & Você
INSS
Este espaço é para falar de assuntos relativos à Previdência Social. Aqui, vamos informar sobre os benefícios previdenciários disponíveis à população, assim como a importância de se filiar ao Regime Geral de Previdência Social e manter suas contribuições em dia.
 
INSS não cobra taxas pelos seus serviços
12/09/2018
 
PUBLICIDADE
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) informa que todos os seus serviços são gratuitos e podem ser acessados diretamente pelo cidadão interessado. Não é necessário contratar intermediários para requerer um benefício ou para esclarecer dúvidas.

O cidadão pode agendar seu atendimento, com dia e hora marcada, pela Central 135. A ligação é gratuita, se feita por telefone fixo, ou tem custo de ligação local, se feita de celular. O segurado também pode agendar seu atendimento pelo Portal www.inss.gov.br ou pelo Meu INSS (meu.inss.gov.br), aplicativo disponível para celulares. 

Segurança - O INSS alerta o cidadão a ficar atento com a segurança de seus dados pessoais, não fornecendo a senha de cartão bancário ou documentos originais a terceiros. 

Apesar de não ser necessário, várias pessoas optam por contratar um intermediário, na esperança de acelerar a concessão de um benefício. É importante salientar que a concessão de benefícios previdenciários obedece a critérios legais. Ou seja, apenas o segurado que tiver direito irá conseguir um benefício da Previdência Social. E, para saber sobre seus direitos não é preciso pagar nada. Basta procurar diretamente o INSS, através dos meios acima.

Reclamações sobre a atuação de intermediários podem ser feitas na Ouvidoria do INSS, disponível na Central 135. Se preferir a internet, o segurado deve acessar o portal www.inss.gov.br e clicar no link “Ouvidoria”. A manifestação também pode ser apresentada pessoalmente em Brasília ou por carta (Caixa Postal 09526, CEP 70040-976, Brasília/DF).
PUBLICIDADE
 
 
Últimos artigos deste colunista
11/01/2024
31/10/2023
12/09/2023
02/08/2023
« ver todos
 
KTO

Varginha Online - © 2000-2024


Provedor e Parceiro Oficial
IPHosting